Fatos Históricos que podem ser usados como REPERTÓRIOS na sua redação

Fatos Históricos: eventos que podem ser usados na sua redação!

Todos nós sabemos que a importância de consolidar os seus argumentos com repertórios na redação é muito importância. Seja um texto em uma prova de concursos, de vestibular ou do ENEM: o repertório é sempre utilizado.

Porém, existem uma série de possibilidades para compor o seu repertório. No artigo de hoje, você irá conhecer alguns dos principais fatos históricos que podem ser utilizados para consolidar os seus argumentos!

Por que usar fatos históricos na redação?

Os fatos históricas podem apenas beneficiar o seu processo de produção textual. Uma boa redação espera que você domine o poder da argumentação e utilizar alusões históricas na sua prova pode ser um diferencial em relação aos demais candidatos. Isso porque, você pode usar uma série de eventos e acontecimentos para defender a sua posição sobre o tema. Existe também a possibilidade de realizar uma comparação do tema com o referido evento. 

Dessa maneira, para te ajudar, vamos ver, a seguir, alguns fatos históricos que podem ser utilizados como repertórios para o seu texto.

Fatos Históricos: A Crise de 1929

Quando a Europa começa a se recuperar dos prejuízos causados pela Primeira Guerra Mundial, ela passa a dispensar os produtos exportados pelos Estados Unidos, além de demais auxílios econômicos oferecidos pelos americanos.

Dessa maneira, com a diminuição nas exportações, os EUA enfrentam uma superprodução e um acúmulo de produtos: os dois fatores, juntos, ocasionam uma crise: a Crise de 1929.

Além disso, a venda de diversas ações e títulos a um preço extremamente baixo ocasionou a desvalorização da bolsa de valores. Assim, a Bolsa de Valores de Nova Iorque quebra no ano de 1929, ocasionado uma crise mundial e um altíssimo desemprego.

A Crise de 29 pode ser usada, na sua redação, para solidificar argumentos que estejam relacionados de alguma forma à temas de economia, desemprego, instabilidade econômica e consumismo.

Também é possível realizar uma comparação entre essa crise e aquela de 2008.

Fatos Históricos: As Revoluções Industriais

A Revolução Industrial se refere ao período que marcou o desenvolvimento da industria. Existiram, na história da humanidade, três revoluções mundiais, nos séculos XVIII, XIX e XX. Assim, não se esqueça de deixar claro no seu texto à qual delas você está se referindo. 

Todas as revoluções industrias implicam na substituição dos meios de produção e na alteração, de certa forma, da economia. Porém, todas essas mudanças geram consequências que impactam, das mais variadas maneiras, a sociedade. Entre elas, podemos citar: baixos salários, condições inadequadas de trabalho e protestos de trabalhadores.

Assim, você pode utilizar uma das três revoluções industriais como repertório em textos que abordem temas como o consumismo, a industrialização, o mundo do trabalho, a poluição e a exploração dos trabalhadores. Você pode também realizar uma comparação entre mais de uma revolução, se isso estiver de acordo com o seu tema.

Fatos Históricos: A Ditadura Militar no Brasil

A Ditadura Militar brasileira se inicia no ano de 1964, através de um golpe.  Assim, instaura-se um regime militar caracterizado pela propaganda política, a censura e as perseguições.

Você pode usar a Ditadura em temas que abordem a resistencia, a democracia, a liberdade de expressão, a censura e a perseguição política. Você pode também fazer um paralelo da Ditadura Militar no Brasil com outras ditaduras em demais países.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.