Regularização fundiária: segurança jurídica e empreendedorismo através dos títulos de propriedade rural

A regularização fundiária traz segurança jurídica e estimula o empreendedorismo através dos títulos de propriedade rural. Saiba mais!

De acordo com informações oficiais do Gabinete de Segurança Institucional, com mais de 337 mil títulos de propriedade rural emitidos nos últimos anos, o Governo Federal beneficia famílias de produtores rurais em todo o país. 

Regularização fundiária: segurança jurídica e empreendedorismo através dos títulos de propriedade rural

Conforme informa o site oficial do Governo, as medidas federais têm garantido liberdade e independência para as famílias que produzem no campo.

Documento oficial

Segundo informa o Gabinete de Segurança Institucional, a regularização fundiária combate um problema histórico, visto que possibilita o acesso ao documento do lote das famílias que produzem nele há anos. Assim sendo, a regularização fundiária eleva a segurança jurídica, traz redução dos conflitos fundiários e estímulo à formalização e ao empreendedorismo.

Direito à propriedade rural

Nunca se emitiram tantos títulos quanto agora, e a documentação dá o direito real à propriedade rural, libera o acesso a modalidades de crédito rural, movimenta a economia local e traz benefícios para toda a comunidade.

Apoio abrangente para o produtor

O Gabinete de Segurança Institucional destaca que, com o título diretamente às famílias de produtores, não há a necessidade de intermediadores. Dessa forma, o dono da terra passa a contar com ajuda de diversas entidades federais para o plantio, o cuidado com a terra, a posse e o incentivo ao empreendedorismo.

Crédito e direcionamento empreendedor

Mais de 11,3 mil famílias assentadas recebem títulos de regularização em Goiás. Com o documento, agricultores familiares têm acesso a mais linhas de crédito e assistência técnica. Em 2022, 8.037 títulos serão entregues no estado 

Dados oficiais

Conforme informações oficiais do Gabinete de Segurança Institucional, o Governo Federal iniciou em Rio Verde, região sudoeste de Goiás, a entrega de 8.037 títulos definitivos e provisórios a famílias de 376 assentamentos; localizados em 99 municípios goianos. 

Mais de 342 mil títulos expedidos

Desde 2019, 11.342 documentos de titulação foram emitidos no estado. Em todo o país, já passaram de 342 mil títulos expedidos nos últimos três anos, sendo mais de 60 mil de janeiro a março de 2022.

Políticas agrícolas

O Gabinete de Segurança Institucional destaca que a regularização de famílias no campo é meta prioritária do Governo Federal, já que o documento de titulação possibilita o acesso a diferentes linhas de crédito, assistência técnica e outras políticas destinadas à agricultura.

Ampla força de trabalho 

A entrega em Rio Verde faz parte da campanha Abril Verde e Amarelo, iniciativa voltada a ampliar a regularização fundiária no país; por meio da titulação de terras a beneficiários da reforma agrária e ocupantes de terras públicas. 

Conforme informações oficiais, a primeira agenda ocorreu em João Pinheiro (MG), no último dia 14 deste mês. Segundo dados oficiais, a agricultura familiar ocupa 77% das propriedades e 67% da força de trabalho, por isso, essa ação é de extrema relevância.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.