Regimes Totalitários: esse assunto vai cair na sua prova

Questões sobre os regimes totalitários são frequentes nas principais provas do país

Regimes Totalitários: o tema vai cair na sua prova

Questões de história sobre os regimes totalitários são muito frequentes nas principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, é muito importante que você domine as principais características desses regimes para garantir um alto desempenho em qualquer prova que você decida fazer. Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber. Vamos conferir!

Regimes Totalitários: definição

O termo “regimes totalitários” é usado para definir os regimes baseados em um Estado centralizador, autoritário e antidemocrático. Na Europa, eles surgiram depois do fim da Primeira Guerra Mundial como uma tentativa de solucionar a crise instaurada pelo conflito.

Regimes Totalitários: principais características

As principais características dos regimes totalitários são:

  • Centralização do governo
  • Nacionalismo extremo
  • Militarismo
  • Culto ao líder
  • Uso da violência
  • Controle dos meios de comunicação

Regimes Totalitários: na Europa

Um dos principais modelos de regime totalitário foi aquele comandado por Josef Stalin, na União Soviética. Ele chegou ao poder sendo a figura mais importante de toda a URSS. O regime ocorreu de 1927 a 1953. Enquanto político de esquerda, Stálin colocou o país sobre o totalitarismo social, transformando a União Soviética em uma potência industrial em 10 anos. No entanto, o sucesso econômico teve como base a coletivização de terras e o uso de trabalhos forçados por presos políticos.

Já na Itália, Benito Mussolini assumiu o poder em 1919, fundando o Partido Nacional Fascista. Com diretrizes anticomunista e antidemocrática, o regime foi o primeiro regime totalitário de direita e durou até 1945.

Contudo, um dos regimes totalitários da Europa que ganhou mais destaque foi o Nazismo, comandado por Adolf Hitler. A Alemanha viveu entre 1933 e 1945 um período com a disseminação de ideias antissemitas e da ideia da superioridade da raça ariana. O regime nazista perseguiu e exterminou judeus, comunistas, religiosos, ciganos e homossexuais. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.