Primeira Guerra Mundial: o que você precisa saber para os vestibulares?

Descubra quais são os tópicos mais importantes sobre o tema

Primeira Guerra Mundial: tópicos que você precisa saber para os vestibulares

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito que aconteceu entre os anos de 1914 e 1918 e envolveu diversas nações de todo o mundo.

O tema faz parte dos assuntos de história geral mais abordados por questões de vestibulares. Assim, é muito importante que você revise esse conteúdo e entenda como ele pode ser cobrado dentro da sua prova.

Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com os principais tópicos sobre a Primeira Guerra Mundial que você deve saber para os vestibulares. Vamos conferir!

O Tratado de Versalhes

O Tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado entre os países vencedores do conflito e a Alemanha, que foi derrotada. O processo de criação do tratado se iniciaria em 11 de novembro de 1918, e seria concluído em junho de 1919.

A principal característica do Tratado é o forte revanchismo francês, uma vez que os franceses queriam vingança da Alemanha. Ainda, o acordo foi responsável pela redefinição de alguns territórios europeus e pela criação da Liga das Nações.

Alterações no mapa da Europa

Podemos dizer que uma das principais consequências da Primeira Guerra Mundial foi a série de mudanças dentro do mapa europeu. As alterações ocorreram devido ao fim de grandes impérios, como o Império Austro-Húngaro e o Império Turco-Otomano. Além disso, devemos ter em mente também que outras nações acabaram transformando-se em novos países segundo aquilo que havia sido estabelecido pelo Tratado de Versalhes. Dentre eles, podemos mencionar: Tchecoslováquia, Iugoslávia, Áustria, Hungria, Estônia e Letônia.

Fases do conflito

A Primeira Guerra Mundial foi dividida em três diferentes fases. Confira quais são elas:

  • Primeira fase (1914): Guerra de Movimentos – os alemães avançaram na frente ocidental, provocando o recuo francês. Segunda fase (1915 e 1916): Guerra de Trincheiras – fase de equilíbrio, porém extremamente violenta. Uso de trincheiras para preservar o território conquistado. 
  • Terceira fase (1917 e 18): virada dos Aliados. Rússia abandona o conflito e os Estados Unidos entram em seu lugar, sob o argumento de que navios americanos tinham sido afundados por alemães.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.