Redação: erros que você NÃO pode cometer!

Descubra quais são eles!

Redação: descubra os três erros que você NÃO pode cometer!

Todos nós cometemos erros quando escrevemos uma redação, é claro. Porém, alguns deles são mais brandos e te farão perder poucos pontos. Alguns até mesmo serão ignorados pelo corretor, por não serem muito relevantes.

Contudo, existem erros considerados mais graves e que podem fazer a sua redação sofrer com a perda de diversos pontos, prejudicando a sua nota final.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com alguns erros que você não pode cometer na sua redação. Vamos conferir!

Fuga do tema

Uma redação foge do tema quando o principal assunto/ideia do tema proposto não é desenvolvido.

É muito importante que você compreenda bem o tema da redação para evitar fugir dele. Todos os seus parágrafos devem, de alguma forma, fazer referência ao tema proposto.

Tangenciar o tema

A sua redação pode acabar tangenciando o tema se você não abordar diretamente o tema que foi proposto pela prova. Se você se basear, por exemplo, somente em uma parte do tema, e deixar de lado a principal argumentação esperada pela banca, você estará tangenciando o tema.

Esse é um dos erros mais comuns entre os estudantes e aqueles que fazem as provas dos vestibulares e do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Assim, procure ficar atendo aos elementos presentes da linha temática da prova.

Partes deliberadamente desconectados do tema proposta

São partes do seu texto que não estão conectadas com o desenvolvimento da redação em si. Por exemplo: reflexões sobre o próprio processo de escrita, bilhetes destinados à banca avaliadora, orações, mensagens religiosas, frases desconectadas do corpo do texto, trechos de música, hino ou poema.

É, basicamente, qualquer frase que esteja desarticulada da sua argumentação. Em suma, para ter sua redação anulada por esse critério, é preciso que você insira, de forma proposital, pontual e desarticulada, elementos estranhos ao tema e ao seu projeto de texto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.