Redação do ENEM: 3 atitudes que você deve deixar de lado
Na redação do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, todos os candidatos podem acabar cometendo alguns erros. Alguns deles são mais brandos e te farão perder poucos pontos. Contudo, existem erros considerados mais graves e que podem fazer a sua redação sofrer com a perda de, por exemplo, 200 ou 300 pontos.
Para te ajudar a conseguir um bom desempenho na prova de redação do ENEM, o artigo de hoje vai mostrar quais são esses hábitos que você deve deixar de lado.
Desenvolver argumentos desconectados do tema
Você não deve desenvolver o hábito de escrever e inserir argumentos que não estão relacionados com o desenvolvimento da redação em si. Evite, por exemplo: reflexões sobre o próprio processo de escrita, bilhetes destinados à banca avaliadora,, frases desconectadas do corpo do texto, trechos de música ou poema.
Basicamente, você não deve inserir frases que estejam desarticulada da sua argumentação principal.
Tangenciar o tema
A sua redação pode tangenciar o tema se você não conseguir abordar diretamente o tema proposto. Se você se basear, por exemplo, somente em uma parte do tema proposto, e deixar de lado a principal argumentação esperada pela banca, você estará tangenciando o tema.
Esse com certeza é um dos hábitos mais comuns entre os candidatos. Assim, quando você estiver pensando na sua redação ou fazendo um rascunho da mesma antes de começar a escrever, busque ficar atento a todos os elementos presentes da linha temática da prova e não somente em um dele.
Deixar o tema proposto totalmente de lado
Uma redação foge do tema quando o principal assunto/ideia do tema proposto não é desenvolvido.
É muito importante que você não deixe o tema proposto de lado. Para isso, você precisa entender muito bem o tema proposto e fazer com que todos os seus parágrafos tenham algum tipo de referência ao tema.