Redação da UNICAMP: Tudo o que você precisa saber!

Redação do Vestibular Unicamp: tudo o que você precisa saber!

A redação do vestibular da Unicamp acaba sendo uma dificuldade para muitos alunos. Isso porque, ela não é necessariamente uma dissertação. A prova já abordou gêneros textuais como carta, carta aberta, crônica, entre outros.

Mas não se desespere! Existem uma série de dicas que podem te ajudar a desenvolver uma redação desse vestibular sem grandes dificuldades. E é justamente sobre elas que o artigo de hoje vai falar.

Redação do Vestibular Unicamp: Compreender a estrutura

A compreensão da estrutura das redações de determinada banca avaliadora é de extrema importância. O aluno deve procurar saber quais são os critérios usados para a avaliação e qual a estrutura da redação esperada pela banca.

Assim, é de extrema importância buscar o edital da prova que você tanto almeja.

Redação do Vestibular Unicamp: Introdução

As redações do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) apresentam diferentes tipologias textuais em suas provas, diferente do ENEM ou da maioria dos vestibulares em que a dissertação é predominante.

Assim, quando observamos as provas passadas do vestibular, nos deparamos com uma série de tipos textuais: podcast, crônica, abaixo-assinado, carta de palestra, artigo de opinião, entre outros.

Redação do Vestibular Unicamp: Critérios de avaliação

As redações da Unicamp devem ser desenvolvidas em, no máximo, 22 linhas. Dessa maneira, os candidatos devem desenvolver um texto muito objetivo.

As redações podem ser avaliadas a partir de três critérios principais: propósito, interlocução e gênero. Cada um dos critérios vale uma determinada quantia de pontos.

Propósito: Procura avaliar se o candidato cumpriu as finalidades do gênero proposto na sua redação. É de extrema importância ler atentamente as instruções dadas pela prova.

Interlocução: Aqui o candidato deve produzir um texto voltado para o público alvo que é colocado no enunciado que acompanha a redação.

Gênero: A banca avalia se os aspectos estruturais do tipo de texto solicitado.

Além disso, as regras gerais das redações dos demais vestibulares e concursos públicos também seguem válidas para a redação da Unicamp: o uso correto da gramática, da ortografia, da coesão e da coerência serão avaliados.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.