Redação: 5 dicas para escrever melhor

Confira!

Como melhorar a sua redação: confira 5 dicas

Todos nós sabemos que a redação é uma das partes mais importantes de uma prova, principalmente dentro dos concursos, do ENEM ou dos vestibulares. Isso porque, a nota da redação possui quase sempre um peso muito grande e que será determinante para o cálculo da nota final.

Assim, para que você garanta um bom desempenho na sua prova, é fundamental que você saiba escrever uma redação de qualidade.

Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe 5 dicas que irão te ajudar a melhorar a sua redação. Confira!

Uso de repertórios

O uso de repertórios é extremamente importante dentro de uma redação (principalmente no ENEM e nos vestibulares). Isso porque, eles serão os responsáveis por confirmar os argumentos que você está defendendo no seu texto.

Assim, lembre-se de ler muito e se manter informado para sempre ter um ou mais repertórios na manga. Dentre os tipos de repertórios que podem ser utilizados em uma redação, podemos citar: livros, filmes, eventos, citações, etc.

Estrutura adequada

Lembre-se de que todo texto deve possuir um começo, um meio e um fim. No caso de uma redação de gênero dissertativo-argumentativo, a estrutura adequada se divide em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Busque seguir essa estrutura para criar um texto coeso e lógico.

Argumentação

Uma das partes mais importantes da sua redação é a argumentação.

Você deverá sustentar argumentos que se baseiem no tema proposto: proponha uma ou mais teses e as sustente com argumentos e repertórios consistentes.

O tema

Um dos maiores erros que alguém pode cometer durante a prova de redação é fugir do tema que havia sido proposto pela banca.

Para evitar que isso aconteça, sempre leia atentamente o tema, os textos de apoio (se esses estiverem presentes) e todas as informações presentes na prova.

Quanto ao título, não se esqueça de entender todos os elementos presentes no mesmo. Se o seu título for, por exemplo, “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil” (ENEM 2021 – segunda aplicação), existem alguns elementos que não podem faltar dentro do seu texto. São eles:

  • O papel das mulheres na ciência
  • O reconhecimento do papel e da contribuição das mulheres na ciência
  • O papel das mulheres na ciência e o reconhecimento do mesmo na área da saúde
  • O papel das mulheres na ciência e o reconhecimento do mesmo na área da saúde no Brasil

Treino constante

Escrever uma boa redação é resultado de muita prática. Dessa forma, podemos dizer que quanto mais você treinar, melhor será o seu texto e a sua habilidade de escrita.

Assim, tente escrever ao menos uma redação por semana. Esse processo te ajudará no aperfeiçoamento dos seus textos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.