Redação: 3 dicas para escrever um texto coeso

Uma das exigências feitas pelas bancas dos vestibulares tradicionais e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para a prova de redação é a escrita de um texto coeso. Uma boa redação deve necessariamente ter elementos de coesão bem dispostos ao logo das frases e parágrafos. 

A coesão é responsável pela unidade formal e semântica de um texto. Para que o texto tenha essa unidade é necessário usar elementos que conectem adequadamente as partes do texto. Alguns desses elementos são os artigos, conjunções, pronomes, entre outros. 

As ideias expostas em um texto devem ser interligadas por mecanismos gramaticais que evidenciem a conexão lógico-semântica entre as partes que o compõem. Pensando nisso, apresentamos abaixo 3 dias de como escrever um texto coeso. Confira!

3 dicas para escrever um texto com coesão

Evite repetições

As repetição excessiva de palavras em um texto é prejudicial em diversos aspectos. Além de afetar negativamente a coesão, a repetição pode tornar o texto enfadonho para o leitor. Por isso, sempre que possível substitua as palavras já usadas. Os sinônimos e os pronomes são ótimos para lidar com essa questão.

Tenha atenção ao encadeamento dos parágrafos 

É de extrema relevância para a coesão do texto que os seus parágrafos estejam adequadamente ligados. Portanto, estabeleça uma linha de progressão lógica entre os parágrafos. Além disso, faça uso dos operadores argumentativos interparágrafos.

Use pronomes adequadamente

Por fim, recomendamos que você tenha atenção ao uso de pronomes. Quando mal usados os pronomes podem causar confusão e gerar interpretações inadequadas. Por isso, avalie se os pronomes usados são adequados para a referência que você deseja estabelecer e se têm sentido na frase. Desse modo, o seu texto terá maior fluidez.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.