Operadores argumentativos: definição, tipos e exemplos

Os operadores argumentativos podem ser definidos como elementos linguísticos usados com o objetivo de evidenciar as estratégias argumentativas de um texto. Além disso, o uso dos operadores argumentativos tem o objetivo de estabelecer conexão entre as diferentes ideia de um texto. Nesse sentido, esses elementos cooperam para que o texto seja coeso.

Funções, tipos e exemplos

Os elementos podem ter diversos sentidos. Por isso, pode desempenhar várias funções em uma oração ou parágrafo, mas sempre com o objetivo de conectar ideias. Por isso, são chamados de conectores e operam para que o texto tenha dois elementos fundamentais: coesão e coerência.

Nesse sentido, os operadores podem ser conjunções ou elementos mais complexos, como locuções ou estruturas com mais de uma palavra. Tais elementos podem aparece no texto com os seguintes objetivos: induzir uma explicação; contrapor argumentos; apresentar argumentos alternativos; reforçar ou somar argumentos; introduzir novos dados ou conteúdos pressupostos; entre outros.

Além disso, os operadores argumentativos podem marcar uma comparação entre fatos ou argumentos, para marcar temporalidade ou ainda indicar uma finalidade ou conclusão. Saber usar tais marcadores é crucial para garantir a escrita de um bom texto. Por isso, separamos alguns exemplos de elementos que podem ser usados para garantir a coesão da sua redação. Veja abaixo!

  • Introduzir uma explicação: pois, porque, já que, uma vez que, prova disso;
  • Contrapor argumentos: porém, contudo, todavia, no entanto, apesar disso;
  • Reforçar ou somar novos argumentos: ainda que, mas também, além disso, ademais;
  • Fazer comparação: mais que…, tão… como;
  • Trazer argumentos alternativos: ou então, quer (isso)… quer (aquilo), etc;
  • Marcar temporalidade: à medida que; à época, no mesmo período, anteriormente, posteriormente;
  • Concluir: pro fim, desse modo, portanto, etc

Além dos elementos citados, há muitos outros que devem ser explorados pelos estudantes. Principalmente por aqueles que estão se preparando para provas de redação. Em resumo, os operadores podem marcar: adição; explicação; condição; comparação; finalidade; alternância; consequência;  explicação; conclusão; e oposição.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.