O setor de Recursos Humanos surgiu como uma estratégia de evolução administrativa, por isso, no mercado atual é uma área holística e importante para uma gestão aberta e uma cultura participativa.
Recursos Humanos: a evolução da gestão e a cultura da empresa
Uma empresa na atualidade deve considerar diversos fatores para poder elaborar planejamentos estratégicos e atender o seu público, considerando a volatilidade do mercado e as circunstâncias das métricas oriundas do sistemas de gestão.
No entanto, também é importante que haja investimentos diversos para a evolução do relacionamento da gestão com seu cliente interno, ou seja, com os seus colaboradores.
Modificações relevantes para todos os fluxos
Por isso, o setor de gestão de Recursos Humanos na atualidade é bastante abrangente, por isso, implica em diversas modificações importantes na empresa que impactam direta ou indiretamente no resultado de uma marca.
Não há um padrão específico para a subdivisão dentro da área de Recursos Humanos. Todavia, é possível que essa divisão ocorra de acordo com o crescimento da empresa.
A divisão ocorre de acordo com o mapeamento empresarial
Muitas empresas dividem o RH em gestão de departamento pessoal e Recursos Humanos. Assim sendo, a gestão do departamento pessoal fica responsável por gerir os funcionários em todos os dados burocráticos relacionados a pagamentos, férias, impostos e processos administrativos de modo geral.
Por outro lado, a gestão de Recursos Humanos neste modelo de administração empresarial pode focar em outras estratégias, como o planejamento de carreira, treinamento, desenvolvimento e ações motivacionais.
Adaptabilidade estratégica na gestão holística
No entanto, as empresas de grande porte possuem uma equipe voltada para cada subdivisão. Por isso, dentro de uma gestão holística é necessário que haja uma adaptabilidade quanto à necessidade da empresa.
Por exemplo, uma empresa que atua por meio de uma grande equipe pode ter uma necessidade maior de direcionar uma área de Recursos Humanos de maneira ampla; ao passo que a empresa que possui equipes pequenas (volume de contratados) pode centralizar suas demandas na mesma equipe.
As estratégias devem ser acompanhadas
Por isso, as estratégias devem ser acompanhadas, no entanto, independentemente da maneira como a empresa resolveu dividir a administração de pessoal, é necessário que haja o repasse para os funcionários sobre o foco da gestão, considerando a sua missão, visão e valores.
Portanto, é necessário que além de integrar novos funcionários, a gestão faça treinamentos pontuais, considerando o perfil de todos os envolvidos e a objetividade da empresa no mercado atual.