Recrutamento e Seleção Inteligente

Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção

A inteligência artificial está otimizando várias áreas da empresa. Sendo assim, também está sendo utilizada na otimização do Recrutamento e Seleção das empresas. Certamente o processo seletivo fica muito mais ágil e assertivo, haja vista a facilidade de aderir a plataformas que oferecem essa funcionalidade.

Primeiramente, dentro do processo de recrutamento e seleção é necessário focar na atração dos candidatos. Sendo assim, o foco nessa etapa deve ser na qualidade dos candidatos e não na quantidade.

Atração e triagem dos candidatos

A etapa de atração se inicia antes mesmo de abrir a posição na empresa, ou expor essa vaga em alguma rede social. Ao passo que essa etapa envolve todo o planejamento estratégico da vaga, bem como alinhamento com o que a empresa necessita. Contudo, deve ficar clarificado o que deve a gestão e o setor de recursos humanos precisam buscar no mercado.

Após a definição do perfil procurado, deve divulgar e atrair os candidatos. A inteligência artificial atua na etapa em que a gestão define quais são as responsabilidades e atribuições do cargo em questão.

Requisitos e qualificações da vaga devem ser preenchidos na plataforma

Bem como o profissional que está responsável pelo recrutamento, deve preencher os requisitos e qualificações da vaga na plataforma. O sistema de inteligência artificial interpreta os dados, de modo que utiliza esses insumos para realizar a leitura dos dados.

Certamente essa facilidade poupa tempo dos profissionais da área, visto que o sistema realiza a análise dos currículos, identifica a aderência dos perfis á vaga, através de um cruzamento automatizado de dados.

Sistema faz a primeira triagem

Assim sendo, o sistema faz a triagem dos currículos, essa etapa tão importante do processo de recrutamento seleção. De modo que direciona a equipe de recursos humanos da empresa para outras demandas.

Após a divulgação nos canais de atração, os currículos começarão a chegar até a empresa. Assim sendo, cabe ao profissional analisar os currículos que já foram triados pelo sistema de inteligência artificial.

Ao profissional de recrutamento cabe verificar informações importantes sobre as competências e experiências de acordo com a descrição da vaga.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.