Receita Federal: Nova ferramenta prevê praticidade no preenchimento do IRPF 2021

Já está disponível para os contribuintes a ferramenta da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. De acordo com José Carlos Fonseca, auditor fiscal da Receita, a opção está em fase de testes, pois ainda faltam algumas liberações técnicas para tornar os possíveis meios de acesso compatíveis.

“A gente só pode colocar o serviço inteiro no ar depois que tiver essas versões do aplicativo compatíveis. Assim que forem liberados, a gente libera a versão inteira online. Bem provável que amanhã durante o dia a gente já tenha essa forma de declaração disponível para preenchimento”, explicou Fonseca.

A declaração pré-preenchida é encontrada no “Meu Imposto de Renda”, serviço acessado via e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita). No entanto, o contribuinte pode recuperar os dados no e-CAC, salvar na nuvem e encaminhar o documento pré-preenchido para a plataforma geradora da declaração, ou até mesmo, preencher a declaração pelo aplicativo.

O modelo do IR está acessível a contribuintes que possuem certificado digital, uma assinatura eletrônica que é obrigatória para pessoas jurídicas fora do Simples Nacional. Porém, neste ano, atenderá as pessoas que possuem contas em níveis verificado e comprovado no portal único de serviços do governo, o Gov.br. Hoje, cerca de 96 milhões de cidadãos tem conta no portal.

Como acessar a nova ferramenta da Receita Federal?

Para acessar a declaração com o certificado digital entre no portal e-CAC. Nesta primeira etapa será necessário informar o número do CPF e senha, aí entrará a validação dupla. Vale lembrar, que a o novo modelo só pode ser acessado pelos níveis de validação prata e ouro.

No mais, basta fazer o download do aplicativo Meu gov.br no celular e realizar a validação facial. Este procedimento usa informações do Departamento Nacional de Trânsito e do Tribunal Superior Eleitoral.

O fator duplo de autenticação só é feito quando o aplicativo for aberto. Neste momento, um código é recebido no portal Gov e o contribuinte deve colocá-lo na hora que autenticar o e-CAC.

Depois de logar no sistema da Receita, é preciso clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e selecionar a linha “Preencher Declaração online”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.