Recebi Auxílio Brasil em outubro, estou garantido em novembro?

De acordo com o Ministério da Cidadania, pagamentos de novembro do Auxílio Brasil começam no dia 17

Dados mais recentes do Ministério da Cidadania mostram que mais de 21 milhões de usuários receberam a parcela de outubro do Auxílio Brasil do Governo Federal. Trata-se de um recorde na história do jovem programa. Agora em novembro, estes beneficiários querem saber se estão garantidos nas próximas liberações.

Em regra geral, é possível dizer que a renovação da inscrição no Auxílio Brasil acontece de forma automática, isto é, o cidadão não precisa realizar uma nova inscrição para seguir recebendo o dinheiro. Quem estava no programa em outurbo, estará no projeto em novembro, desde que siga atendendo todas as chamadas regras de permanência.

E este é justamente o ponto de atenção em toda esta história. Segundo o Ministério da Cidadania, existem casos de cidadãos que deixam de atender todas as regras de entrada no benefício e por isso acabam sendo excluídas do projeto social. A suspensão pode ser temporária ou até mesmo definitiva a depender de cada caso.

Para evitar a suspensão da sua conta no Auxílio Brasil ou em qualquer outro programa social, a principal dica é seguir atualizando o sistema do Cadúnico. É preciso atualizar o seu perfil ao menos uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na sua família. Mortes, nascimentos e até mesmo mudanças de endereço devem ser informadas ao sistema.

Outra dica importante é consultar com frequência as informações da sua conta no app oficial do Auxílio Brasil. Este é o canal de comunicação que o Ministério da Cidadania usa para informar se o seu perfil foi suspenso ou continuar regular. Quanto mais cedo o indivíduo souber de uma possível suspensão, mais rápido ele poderá resolver o problema e retomar as liberações do benefício.

Calendário

Pouco antes das eleições deste ano, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, chegou a garantir que anteciparia os calendários do Auxílio Brasil nos meses de novembro e dezembro deste ano. Contudo, a promessa não foi mantida.

Em nota enviada ao Portal R7 nesta semana, o Ministério confirmou que não haverá nenhum tipo de antecipação do calendário para este mês de novembro. Assim, os repasses começarão no dia 17, como estava programado inicialmente:

17 de novembro: Usuários com NIS final 1
18 de novembro: Usuários com NIS final 2
21 de novembro: Usuários com NIS final 3
22 de novembro: Usuários com NIS final 4
23 de novembro: Usuários com NIS final 5
24 de novembro: Usuários com NIS final 6
25 de novembro: Usuários com NIS final 7
28 de novembro: Usuários com NIS final 8
29 de novembro: Usuários com NIS final 9
30 de novembro: Usuários com NIS final 0

Valores do Auxílio

Para novembro, segue valendo a ideia de que todos os usuários devem receber um patamar mínimo de R$ 600 por família. Esta é uma norma que está em vigor desde o último mês de agosto, e que deve seguir ao menos até o final deste ano de 2022.

Para 2023, a indicação prevista no plano de orçamento atual é que o patamar deverá cair para R$ 405. Contudo, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue prometendo que vai conseguir manter os valores turbinados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.