Recadastramento de pescadores: mudanças para atualizar o exercício da atividade

Recadastramento de pescadores: mudanças para atualizar o exercício da atividade

O prazo para recadastramento de pescadores foi prorrogado para setembro de 2023. Saiba mais informações do MAPA!

De acordo com informações oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o prazo para recadastramento de pescadores foi prorrogado para setembro de 2023. Saiba mais!

Recadastramento de pescadores: mudanças para atualizar o exercício da atividade

Segundo a SAP, a reformulação foi feita para ajustar as normas à realidade de vida e de exercício da atividade de pesca dos pescadores profissionais, bem como em relação ao novo Sistema Informatizado do Registro Geral da Atividade Pesqueira (SisRGP 4.0) implementado e em funcionamento, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Confira as principais mudanças:

Documentação prevista ao pescador profissional estrangeiro:

  • cópia de comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física – CPF em situação regular;
  • cópia de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, especificamente das folhas que comprovem os dados pessoais e o vínculo empregatício como Pescador e Pescadora Profissional, no caso de pescador e pescadora profissional com vínculo empregatício; e 
  • cópia de contrato de parceria por cota-parte, no caso de pescador e pescadora profissional que exerça a atividade em sistema de parceria. (NR).

Sobre a exigência de apresentação da Caderneta de Inscrição e Registro – CIR

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para pescadores e pescadoras que operem em embarcações de pesca motorizadas de comprimento igual ou superior a 8 (oito) metros, obedecidas as normas da Autoridade Marítima competente, e a partir de: 

  1. a) 1º de junho de 2022, quando se tratar de pescador ou pescadora profissional industrial; e
  2. b) 1º de junho de 2023, quando se tratar de pescador ou pescadora profissional artesanal.

Sobre a manutenção da Licença de Pescador e Pescadora Profissional Artesanal

  • I – Para os meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho: no período de 1º julho a 31 de dezembro do ano corrente; e
  • II – Para os meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro: no período de 1º de janeiro até 30 de junho do ano subsequente.

Prazos excepcionais para 2022

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), excepcionalmente para o ano de 2022, os Relatórios de Exercício da Atividade Pesqueira – REAP deverão ser preenchidos e enviados no período de 1º de janeiro de 2023 até 30 de junho de 2023. 

Prazos oficiais para o ano de 2023

Além disso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que, excepcionalmente para o ano de 2023, os Relatórios de Exercício da Atividade Pesqueira – REAP deverão ser preenchidos e enviados no período de 1º de janeiro de 2024 até 30 de junho de 2024, de acordo com as informações oficiais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.