Química no ENEM: assuntos mais cobrados

Química no ENEM: aquilo que é mais cobrado

Alcançar um alto desempenho na prova de química do ENEM deve ser uma das principais metas daqueles que desejam se sair bem nesse exame. 

Isso porque, a disciplina de química estará presente no segundo dia do ENEM, ao lado das demais Ciências da Natureza, ou seja, biologia e física. 

Dessa maneira, podemos calcular que você irá encontrar cerca de 15 questões de química no seu segundo dia de prova do ENEM, o que é uma quantia bem alta, especialmente quando comparada àquela dos vestibulares. 

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe uma lista de tópicos mais cobrados dentro dessa matéria na prova do ENEM. Vamos ver, a seguir, quais são eles.

Química no ENEM: dica geral

Em primeiro lugar, o candidato deve ter em mente que, assim como ocorre com as perguntas das demais matérias da prova, as questões de química do ENEM aparecem de forma contextualizada e, normalmente, ao lado de um texto. Assim, a prova exige que o aluno leia o texto ou o gráfico presente com extrema atenção, uma vez que algumas dicas para resolução da própria pergunta podem estar no texto.

Ainda, o ENEM costuma criar questões de Ciências da Natureza que estão relacionados à conceitos do quotidiano do candidato e também da atualidade. Podemos citar como exemplo a cobrança do tópico “polímeros” a partir da presença do plástico no meio ambiente. O petróleo, os materiais atômicos e a energia química normalmente são assuntos que também aparecem na prova ao lado de debates atuais sobre sustentabilidade e ecologia.

Por fim, recomenda-se que o candidato preste bastante atenção nos tópicos de química que envolvem a água. Isso porque, esse assunto aparece com extrema frequência na prova do ENEM, especialmente em questões sobre condutibilidade elétrica, concentração e solubilidade.

Química no ENEM: tópicos mais cobrados

Agora que você já anotou as principais dicas sobre a prova de química do ENEM, vamos descobrir quais são os tópicos mais cobrados nessa prova.

  • Interações Intermoleculares: ocupam o primeiro lugar na lista de tópicos mais cobrados. As questões sobre esse assunto abordam temas como a separação de misturas e as diferentes propriedades dos compostos orgânicos.
  • Estequiometria: esse tópico é também conhecido como cálculo estequiométrico e é quase impossível responder as questões da prova de química do ENEM sem se deparar com uma questão sobre esse assunto. Para se dar bem nesse tipo de questão, lembre-se de ler atentamente o texto fornecido, pois é nele que estarão os dados necessários para o cálculo.
  • Eletroquímica: conceitos gerais de pilhas, além dos fenômenos de eletrólise e galvanização.
  • Química orgânica
  • Poluição ambiental: como mencionado, o ENEM normalmente contextualiza essas questões com problemas da atualidade, principalmente queimadas, desmatamento e poluição.
  • Radioatividade: elementos radioativos, suas propriedades e suas aplicações. A prova pode também pedir que o aluno responda uma questão sobre um acidente envolvendo radioatividade, como o acidente de Chernobyl.
  • Termoquímica
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.