Implementado no Brasil em 2009, o Novo Acordo Ortográfico firmado entre os países-membros da CPLP (Comunidade dos Países da Língua Portuguesa) alterou a escrita de diversas palavras do português. Mesmo que tais mudanças já sejam cobradas oficialmente desde 2016, muitas pessoas ainda não conseguiram se adaptar às novas regras.
No entanto, ter conhecimento sobre as regras da ortografia é crucial para obter bons resultados em provas de concursos e vestibulares. Por isso, apresentamos abaixo uma questão comentada sobre a aplicação do Novo Acordo Ortográfico. Confira!
Questão – FGV
Texto 7:
“O vôo de Santos Dumont foi fruto de uma idéia revolucionária, assim como os micro-computadores e a rêde que hoje chamamos de Internet”.
O texto 7 é um trecho de redação escolar que não obedece às modificações propostas pelo Novo Acordo Ortográfico, além de cometer outros erros ortográficos já condenados no Acordo anterior.
As palavras que mostram desobediência ao Novo Acordo são:
(A) rêde / revolucionária / micro-computadores;
(B) micro-computadores / rêde / Internet;
(C) vôo / rêde / microcomputadores;
(D) rêde / Internet / vôo;
(E) Internet / rêde / revolucionária.
Resposta e comentário
A palavra rêde, presente em todas as alternativas, está escrita de forma incorreta. No entanto, trata-se de um erro ortográfico já condenado pelo acordo anterior ao de 2009, pois já havia a regra de que as palavras paroxítonas terminadas em a, e, o, e em (ens) não recebem acento.
A palavra internet, presente nas alternativas B, D e E está escrita de maneira adequada, assim como o vocábulo revolucionária, presente nas alternativas A e E.
Após a última reforma ortográfica, o falso prefixo micro- passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por o- ou h-. Portanto, a escrita da palavra micro-computadores, presente nas letras A e C está incorreta. Conforme o Novo Acordo Ortográfico a escrita correta é microcomputadores.
Por fim, a reforma alterou também a acentuação da palavra vôo. A nova regra aboliu o acento que assinalava a vogal tônica fechada das palavras paroxítonas terminadas em -oo. Sendo assim, a escrita correta é voo, sem o acento. Desse modo, a resposta correta é a alternativa C.
E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Dúvida de português: “chego” ou chegado”?