Quer voltar a fazer atividades físicas? Confira nossas dicas para começar bem o ano

A prática regular de exercícios pode contribuir para a saúde

As atividades físicas estão presentes na rotina de muitas pessoas. Os exercícios são prazerosos, além de contribuir para a saúde como um todo, garantindo uma série de benefícios a quem os pratica. Entretanto, após um longo período praticando, é comum sentir a necessidade de parar um pouco.

O problema é que após uma grande pausa nas atividades físicas, o corpo acaba se acostumando, funcionando de uma maneira diferente da habitual. Isso se dá mesmo se os exercícios praticados anteriormente forem de alta intensidade. Desse modo, é preciso um tempo de adaptação, para que tudo volte ao normal.

A pessoa que deseja retornar a praticar as atividades físicas deve ter paciência, para que ela possa alcançar os mesmos resultados de antes da pausa nos exercícios. Vale observar que se o período não for respeitado, pode acontecer alguns problemas relacionados, como lesões, por exemplo.

Quem deseja recomeçar, deve ter em mente que é necessário tomar uma série de cuidados e respeitar algumas regras básicas. Se preparando bem, é possível ordenar o corpo e voltar a ter os mesmos resultados anteriores e aproveitar ao máximo os exercícios físicos, começando o ano com uma grande disposição.

Dicas para voltar a praticar exercícios físicos

1 – Vá a um médico

Seja qual for seu objetivo, é imprescindível fazer uma consulta com um médico antes de retornar a fazer suas atividades físicas. Um chek-up preventivo e uma avaliação médica é importante para se observar seu condicionamento físico. Dessa forma, será estabelecido qual o exercício mais indicado. 

2 – Faça um alongamento

Através do alongamento, o atleta pode evitar lesões, além de melhorar bastante o seu desempenho. Depois de um longo período parado, sem fazer uma atividade física, há uma retração dos músculos. O ideal é alongar entre 10 a 15 minutos antes da prática dos exercícios, e também depois dos treinos.

 3 – Tenha paciência

Ao retornar às atividades físicas, é necessário ir com calma, retornando gradativamente seus exercícios, de forma que o corpo possa se adaptar. Uma boa estratégia é reduzir os pesos, correr uma distância menor. Sendo assim, é possível ter bons resultados ao treinar de forma progressiva.

4 – Alimente-se bem

Cuidar da dieta é essencial para quem deseja retornar a fazer exercícios. Ela ajuda a reparar e a garantir uma maior energia para os músculos. Em síntese, ela auxilia a maximizar seus resultados, contribuindo para a construção muscular. Deve-se planejar o que comer visto que alguns alimentos podem acelerar o metabolismo. 

5 – Descanse bem

O período de descanso pode ser tão importante quanto o treino. É indicado que se respeite o corpo nestas horas, antes de retornar a alguma outra atividade física. Vale ressaltar que os benefícios do exercício se dão após a realização do mesmo. Através do descanso, o corpo se recupera dos estímulos musculares.

Benefícios das atividades físicas

A atividade física regular garante uma série de benefícios para o corpo do atleta. Podemos destacar o fortalecimento do sistema imunológico, visto que há um aumento dos linfócitos, prevenindo várias doenças. Há uma redução na  pressão arterial e uma melhora exponencial na pressão sanguínea.

O exercício físico também auxilia no tratamento de diabetes, controlando a glicemia. Além disso, há uma redução da perda óssea, diminuindo o risco de fraturas. Pessoas que praticam uma atividade física também tendem a melhorar seu controle de peso, evitando dessa maneira, a obesidade.

Outro fator importante a ser considerado é que os atletas acabam por dormir melhor, com uma maior qualidade de sono. Há também uma promoção do bem estar físico e mental já que o corpo libera endorfina, que reduz a ansiedade e melhora o humor. Sendo assim, são vários os benefícios para a saúde do atleta como um todo 

Exercícios físicos

Os frutos de uma atividade física começam a aparecer após um mês de exercícios regulares. Analogamente, existem inúmeros tipos de treinos benéficos para o corpo, como por exemplo, caminhadas, corridas, musculação, corrida, pular corda, dançar, e muito mais. Portanto é importante escolher o que lhe agrada mais.

Para aqueles que estão estudando para o Enem ou para concursos públicos, a prática de atividades físicas podem auxiliar na consolidação do aprendizado, visto que há um aumento na circulação sanguínea cerebral e na produção de catecolaminas, como a dopamina e a noradrenalina que auxiliam na memória.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.