Quer saber como montar uma Startup? Confira nossas dicas

Estas empresas modernas e inovadoras vêm se destacando cada vez mais no mercado

Você já deve ter ouvido falar das empresas startup. São negócios novos, que vêm ganhando força no mercado através de produtos e serviços inovadores, tendo a tecnologia como catalisador para seu sucesso. Ademais, para quem deseja empreender, é uma ótima opção, visto que há muitas oportunidades à espera, e os números relacionados a este tipo de companhia são bastante tentadores.

De acordo com dados e informações da Startup Base, existem no Brasil cerca de 13 mil startups. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul lideram o ranking com o maior número de empreendimentos. Todavia, este tipo de negócio também tem se destacado no cenário internacional.

As startups podem trabalhar em vários tipos de mercado, porém, tem a tecnologia como ponto principal. Desse modo, quem deseja desenvolver um negócio inovador pode criar uma empresa de educação, saúde, finanças, transporte, agronegócio, e-commerce, serviços, indústrias, e muito mais.

São várias as empresas que obtiveram sucesso atuando no mercado como startups. Com o auxílio da alta tecnologia, elas mudaram o modo como vivemos e nos relacionamos. Aliás, podemos incluir nesta lista empresas como a Uber, iFood, Nubank, Descomplica, 99Taxi, e muitas outras.

INSS Complementar do MEI: Vale a pena pagar?

O que é uma startup

A startup é uma empresa baseada em uma alta tecnologia, moderna, inovadora e que apresenta um modo de administração distinto das tradicionais empresas do mercado. É um novo modelo de negócios que se preza por sua sustentabilidade, além de possuir processos repetitivos e escaláveis.

Muitas pessoas pensam que são empresas digitais. No entanto, são empresas com propostas arrojadas e que possuem um grande potencial de desenvolvimento. Não é à toa que as startups passaram a ser a bola da vez. O termo startup nasceu no Vale do Silício, EUA, no início dos anos 90 e se espalhou pelo resto do mundo.

Podemos citar as três grandes empresas da internet como a Google, Apple e o Facebook, que são consideradas as maiores startups mundiais. Elas começaram pequenas, em garagens, e se desenvolveram, se diferenciando de outras companhias tradicionais.

Para uma empresa ser considerada uma startup ela precisa basicamente apresentar soluções inovadoras, que devem resolver problemas relacionados a seus clientes de uma forma nova e moderna. Todavia, os produtos e serviços oferecidos pela startups, podem inclusive, criar novos mercados consumidores. 

Estas empresas se diferem das outras por apresentarem um crescimento rápido sem ter a necessidade de aumentar seus custos e infraestruturas. Além disso, a startup deve entregar o seu produto e serviço em larga escala. Elas também devem conseguir trabalhar em um mercado cheio de incertezas e ser flexível.

Aposentadoria proporcional: vale a pena em 2022?

Como montar sua startup

Existem alguns passos que o empreendedor pode dar para que consiga criar uma startup de sucesso. É preciso antes de tudo, compreender o conceito e buscar desenvolver um negócio que possibilite a captação de investimentos. Vejamos abaixo algumas dicas:

Procure inovar em seus produtos e serviços

Quem deseja ter uma startup deve começar a procurar por soluções que resolvam determinados problemas, da sociedade ou de um público alvo. Dessa maneira, pode-se fazer uma pesquisa de campo, conhecer bem o mercado e observar qual o número de potenciais consumidores. Deve-se ter em mente qual a possibilidade de crescimento do novo negócio.

Faça um plano de negócios

Tendo em vista o seu segmento de atuação, deve-se criar um plano de negócios. Pode-se colocar no papel qual a solução que sua startup irá oferecer ao mercado. Planejar a empresa é estritamente necessário para que sua administração seja direcionada rumo aos objetivos empresariais. É importante que o plano contenha o propósito do negócio, assim como a sua viabilidade econômica.

SAIU! Caixa Tem oferece MICROCRÉDITO de até R$3 mil; veja como solicitar pelo app

Captação de recursos 

Para ter uma startup de sucesso, é necessário que se tenha os recursos certos para que o negócio siga adiante. Procurar por parceiros e financiadores é uma ótima ideia. É possível obter crédito em bancos ou em programas de aceleração de startups. Em sínstese, uma boa dica é ir em busca de multinacionais que necessitam de soluções estratégicas para vários tipos de problemas.

Escolha um local físico e online

Ter um escritório para administrar a startup é importante, assim como marcar a presença da empresa na internet. Para quem está começando, uma boa dica é o Coworking, que pode ser dividido com outras companhias, diminuindo o custo com o aluguel. Em suma, é necessário também que se construa um website, e que o negócio esteja presente nas grandes redes sociais.   

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.