Quer receber o Vale-Gás em abril? Veja como fazer a inscrição

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, pagamentos do vale-gás nacional deverá ser retomado em abril

O Governo Federal vai retomar os repasses do vale-gás nacional neste mês de abril. Segundo informações passadas pelo Ministério da Cidadania, ninguém precisa se inscrever para poder receber o dinheiro do programa. A regra vale tanto para as pessoas que já estão na folha de pagamento, como também para os cidadãos que ainda buscam uma vaga.

O fato é que não existe um processo de inscrição direta para o vale-gás nacional. As pessoas precisam apenas entrar no Cadúnico ou ao menos no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Se o cidadão faz parte de uma dessas plataformas, então o Governo considerará as informações contidas nelas.

O Palácio do Planalto afirma que apenas os cidadãos que fazem parte do Cadúnico e/ou do BPC é que possuem uma chance de receber. Dentro destes grupos, eles selecionarão apenas as pessoas que possuem renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 606 quando se considera os dados oficiais deste ano de 2022.

Para fazer a consulta da situação específica do seu benefício, o cidadão pode pesquisar os detalhes no próprio aplicativo do Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, o sistema de pagamentos é exatamente o mesmo. O dinheiro dos dois programas, aliás, deve cair sempre na mesma conta no mesmo dia.

Além do app do Auxílio Brasil, o cidadão pode consultar a sua situação no vale-gás nacional através do aplicativo Caixa Tem. Há ainda a possibilidade de fazer o procedimento através do atendimento presencial nos bancos ou mesmo através do número 111, que é a Central oficial de atendimentos da Caixa Econômica Federal.

Quem ainda não entrou, terá chance de entrar?

Sim. De acordo com o Governo Federal, pouco menos de 6 milhões de pessoas estão oficialmente dentro da folha de pagamento do vale-gás nacional. Segundo o Ministério, esse é o número de indivíduos que receberam o benefício em fevereiro.

Para abril, o Ministério ainda não apresentou uma definição. De acordo com informações de bastidores, é provável que eles batam o martelo sobre o tema nas próximas semanas. De qualquer forma, eles adiantaram que irão inserir mais pessoas no programa.

O objetivo central do Governo Federal é manter um ritmo de aumento no número de usuários nos próximos meses. O plano é que a quantidade de beneficiários do Vale-gás se equipare ao do Auxílio Brasil nos próximos anos.

O vale-gás

De acordo com o texto oficial do projeto, o Vale-gás nacional é um programa que tem como objetivo ajudar as pessoas que estão com dificuldades de pagar um botijão de gás de 13kg neste momento. O preço deste item subiu nos últimos meses.

E a tendência natural é que ele suba ainda mais neste ano. De acordo com agências de projeções econômicas, a alteração deve acontecer por causa das consequências da Guerra da Ucrânia, que acabou de completar um mês.

O texto do projeto prevê que o Governo Federal tem obrigação de pagar sempre ao menos a metade do preço médio nacional do botijão para a população. Assim, se o patamar do gás sobe, o valor pago no benefício precisa subir também.

Calendário

O pagamento do Vale-Gás para todo o Brasil está sendo liberado de acordo com o número final do NIS de cada cidadão. Vale destacar que o benefício é liberado juntamente com o Auxílio Brasil.

Para o mês de abril, o calendário do Vale-Gás é o seguinte:

  • NIS final 1: 14 de abril
  • NIS final 2: 18 de abril
  • NIS final 3: 19 de abril
  • NIS final 4: 20 de abril
  • NIS final 5: 22 de abril
  • NIS final 6: 25 de abril
  • NIS final 7: 26 de abril
  • NIS final 8: 27 de abril
  • NIS final 9: 28 de abril
  • NIS final 0: 29 de abril

Para quem ainda não sabe, o saque do Vale-Gás Nacional poderá ser realizado tanto nas agências da Caixa, quanto nas lotéricas. Além disso, os valores poderão ser restados por meio dos correspondentes bancários Caixa Aqui.

Vale destacar, ainda, que o aplicativo do Caixa Tem também poderá realizar a movimentação do dinheiro. Para isso, conforme lei, o beneficiário terá até 90 dias para retirar o valor devido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.