Quarta-feira (30/08) será de chuva no Sudeste e no Centro-Oeste e de tempo seco no restante do país

Saiba como ficará o tempo nas principais regiões do país

Você quer saber como vai ficar o tempo na quarta-feira, 30 de agosto de 2023, em todo o Brasil? Então, você está no lugar certo! Neste artigo, vamos apresentar a previsão do tempo para as cinco regiões brasileiras. Acompanhe a seguir!

Região Sul: tempo nublado e com temperaturas baixas

A região Sul terá uma quarta-feira de tempo nublado em todos os estados. Isso se deve, portanto, à atuação de uma frente fria que progride pelo litoral da região, trazendo nuvens carregadas e ventos fortes.

A temperatura vai cair em toda a região, com mínimas entre 10 °C e 15 °C na maior parte dos locais. As máximas não devem passar dos 25 °C, com exceção do norte do Paraná, onde podem chegar aos 30 °C. A sensação térmica será de frio, principalmente nas áreas mais altas.

Região Sudeste: tempo chuvoso e temperaturas amenas predominam na região

A região Sudeste terá uma quarta-feira de tempo com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas na maior parte da região. Com isso, o sol desaparece deixando as temperaturas mais amenas durante o dia. Dessa forma, a umidade relativa do ar fica alta, podendo ficar acima dos 90% em algumas áreas.

A temperatura vai subir, com mínimas entre 14 °C e 20 °C na maior parte dos locais. As máximas podem ultrapassar, então, os 31 °C, especialmente no sul de Minas Gerais. A sensação térmica será de calor, principalmente nas áreas mais baixas.

No entanto, a única exceção será o interior de São Paulo, onde há previsão de chuva fraca e isolada, devido à influência dos ventos úmidos que sopram do mar. Sendo assim, nessa área, a temperatura será mais amena, com mínimas entre 14 °C e 15 °C e máximas entre 20 °C e 25 °C.

Região Centro-Oeste: tempo seco e calor persiste na região

Já a região Centro-Oeste terá uma quarta-feira de tempo seco e muito quente em toda a região. Pois uma massa de ar quente e seco continua atuando, impedindo a formação de nuvens e a ocorrência de chuva. O sol predomina desde cedo e faz calor intenso à tarde.

A exceção é o estado de Goiás e o Distrito Federal que podem ter chuvas isoladas a qualquer hora do dia. A umidade relativa do ar fica muito baixa, podendo ficar abaixo dos 20% em algumas áreas. A temperatura vai disparar em toda a região, com mínimas entre 20 °C e 25 °C na maior parte dos locais.

As máximas podem chegar aos 37 °C, especialmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesses locais a sensação térmica será de muito calor, principalmente nas áreas mais baixas.

Região Nordeste: chuva no leste da região e tempo seco no interior

A região Nordeste terá uma quarta-feira de tempo dividido entre o leste e o interior da região. No Leste, há previsão de chuva fraca a moderada em alguns momentos, devido à influência dos ventos úmidos que sopram do oceano.

A chuva pode ser mais intensa e volumosa na Bahia, onde há risco de temporais e alagamentos. Mas no interior, predomina o tempo seco e sem chuvas, com sol forte desde cedo e calor à tarde. Nessas localidades, a umidade relativa do ar fica baixa, podendo ficar abaixo dos 40% em algumas áreas.

A temperatura vai variar bastante na região, com mínimas entre 22 °C e 25 °C no sul do Piauí e no oeste da Bahia, e entre 20 °C e 25 °C nas demais áreas. As máximas podem ultrapassar os 35 °C no interior da região, especialmente no Maranhão e no Tocantins. A sensação térmica será de calor, principalmente nas áreas mais baixas.

Região Norte: chuva no norte da região e tempo seco no sul

A região Norte terá uma quarta-feira de tempo instável no norte da região e de tempo seco no sul. No Norte, há previsão de chuva fraca a moderada em alguns momentos, devido ao calor e à alta umidade. Mas a chuva pode ser mais intensa e volumosa no noroeste do Amazonas, onde há risco de temporais e alagamentos.

No Sul, predomina, portanto, o tempo seco e sem chuvas, com sol forte desde cedo e calor à tarde. Assim, a umidade relativa do ar fica baixa, podendo ficar abaixo dos 30% em algumas áreas. A temperatura vai subir em toda a região, com mínimas entre 23 °C e 27 °C na maior parte dos locais.

As máximas podem chegar aos 37 °C, especialmente em Rondônia e no Tocantins. Nesses locais, a sensação térmica será de muito calor, principalmente nas áreas mais baixas.

Por fim, é muito importante ficar atento aos alertas meteorológicos e tomar os devidos cuidados necessários para se evitar problemas de saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.