Quando vai fazer frio no Brasil?

Milhões de brasileiros que estão vivendo sob altas temperaturas querem saber quando o frio vai voltar ao país

A semana que está chegando ao fim, foi marcada pelo fim do verão. Uma das estações mais esperadas por boa parte da população, é conhecida também pelo seu forte calor na grande maioria do território nacional. Mas mesmo que o verão tenha se despedido, o calor permaneceu por aqui.

De acordo com especialistas, o calorão que foi percebido nos últimos meses em diversas cidades brasileiras, ainda pode ser sentido hoje em dia. O Rio de Janeiro, por exemplo, chegou a registrar uma sensação térmica de 65º C nesta semana, uma das maiores da história da cidade.

Especialistas indicam que o calor segue forte mesmo com o fim do verão por um motivo simples: o El Niño. O fenômeno climático que atinge o Oceano impacta diretamente na sensação de calor que estamos sentindo, mesmo que já estejamos oficialmente no outono.

Quando o frio volta?

Mas afinal de contas, quando o frio vai voltar a tomar conta do país? De acordo com informações de meteorologistas, o Brasil já deve registrar episódios importantes de frio nos próximos dias. A previsão para esta sexta-feira (22) é de que as temperaturas devem baixar sobretudo nos estados do sul e do sudeste do país.

Mas atenção: se trata de um movimento episódico, que só deve durar por alguns dias, ou seja, logo depois o calor intenso deve voltar até mesmo para os estados do sul e do sudeste do país. Em resumo, o frio que se aproxima já tem data para ir embora.

Quando o frio volta em definitivo?

Neste sentido, cabe uma pergunta: quando o frio volta em “definitivo”? De acordo com especialistas, o frio deve voltar com mais força apenas quando a neutralidade tomar conta do El Niño. Quando? A previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) é de que isso deverá acontecer entre os meses de abril e junho.

Isso não significa que podemos esperar um outono marcado por um frio rigoroso para os padrões do Brasil. Mas especialistas indicam que o outono deste ano de 2024 será marcado por temperaturas mais baixas, sobretudo quando se compara com o ano passado.

O frio mais intenso mesmo só deve ser percebido entre os meses de junho e julho deste ano. Existe até mesmo previsão de geadas nos três estados do sul do país, com as temperaturas se aproximando dos 0º C.

Até lá, calor segue

Em resumo, se você gosta de frio, vai ter que segurar um pouco mais a ansiedade, porque a tendência natural é de que as temperaturas demorem alguns meses para começarem a cair. Até lá, será preciso tomar cuidados para evitar problemas com o forte calor.

“O calor têm um impacto mortal, muito superior quando comparadas com outros tipos de desastres que, aparentemente, estamos mais acostumados a lidar, como deslizamentos, cheias, chuvas fortes”, disse a professora Renata Libonatti, do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Quando vai fazer frio no Brasil?
Por enquanto, calor segue na maior parte do país. Imagem: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Dicas para se proteger do calor

Diante deste quadro de calor intenso, o Ministério da Saúde decidiu lançar recentemente uma cartilha com uma série de dicas para se proteger do calor. A pasta lembra que é impossível se livrar completamente do impacto das altas temperaturas, mas reforça que estas pequenas dicas podem fazer muita diferença no final das contas.

Segundo o Ministério, a principal dica para tentar amenizar o calor é tentar se proteger do sol, e evitar ao máximo a exposição direta aos raios solares:

  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
  • Se expor ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e até com bolhas. Use protetor solar;
  • Use chapéus e óculos escuros (especialmente pessoas de pele clara);
    Proteja as crianças com chapéu de abas;
  • Use roupas leves e que não retêm muito calor;
    Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados;
  • Em veículos sem ar-condicionado, deixe as janelas abertas;
  • Não deixe crianças ou animais em veículos estacionados.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.