Quais tópicos de matemática devem ser estudados para concursos públicos?

Confira!

Tópicos de matemática que devem ser estudados para as provas de concursos públicos: descubra quais são eles

Os diversos tópicos envolvidos na matemática são cobrados de maneiras diferentes em cada tipo de prova e sabemos que não é fácil decidir o que estudar e como estudar. 

Para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo os principais assuntos mais cobrados em alguns tipos de provas de concursos públicos. Além disso, você deve sempre conferir o edital da sua prova para ver qual o nível exigido.

Vamos conferir, a seguir, quais são os tópicos de matemática que devem ser estudados de acordo com o nível exigido por cada exame.

Provas que exigem nível fundamental

Nesse tipo de prova, os temas da matemática básica são os mais cobrados. Dentre eles, podemos mencionar: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiação.

Voce também deve saber realizar as seguintes operações para garantir um bom desempenho:

  • Operações com múltiplos e divisores
  • Operações com porcentagem
  • Regra de três simples
  • Regra de três composta

Provas que exigem nível médio

Nessas provas, o nível de dificuldade é um pouco maior. Você irá encontrar questões envolvendo funções (primeiro e segundo grau, exponencial, logarítmica, modular), conjuntos, progressão aritmética e geométrica.

Trigonometria, geometria analítica, probabilidade, lógica, geometria plana e geometria espacial também podem aparecer. Porém, a frequência com que esses tópicos aparecem é menor.

Provas militares

Nas provas militares, o conteúdo de matemática a ser cobrado costuma ser mais específico e aprofundado. Assim, estude bem os tópicos de nível médio e os aprofunde sempre que conseguir.

Provas administrativas

Nesse tipo de provas, os tópicos mais abordados são:

  • Porcentagem
  • Conjuntos
  • Análise combinatória
  • Probabilidade e lógica

Contudo, vale ressaltar de que o artigo trouxe somente os assuntos mais cobrados. Mas você deve sempre ler atentamente o edital da sua banca e anotar os tópicos que devem ser estudados. Além disso, você deve estudar especificamente as questões daquela banca.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.