Confira 5 dicas sobre a prova de Matemática do ENEM

Descubra quais são elas e melhore o seu desempenho!

5 dicas sobre a prova de Matemática do ENEM: descubra quais são elas

Com a data da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, se aproximando, muitos estudantes procuram dicas e informações sobre o exame.

Essa situação é totalmente compreensível, uma vez que quanto melhor você estiver sobre a prova, maiores serão as suas chances de conseguir alcançar um alto desempenho.

E é justamente por isso que o artigo de hoje trouxe 5 coisas fundamentais que você precisa saber sobre a prova de matemática do ENEM 2021. Vamos conferir!

Estudar os assuntos básicos é muito importante

Para ir bem na prova de matemática do ENEM, não adianta estudar somente os assuntos mais complexos dessa matéria.

Isso porque, a prova de matemática do ENEM também aborda, tanto de forma direta como de forma indireta, assuntos básicos em suas questões.

Assim, se o seu conhecimento sobre os tópicos básicos e fundamentais da matemática não estiver bem consolidado, as suas chances de ir bem na prova podem cair consideravelmente.

Dessa maneira, podemos afirmar que vale a pena dar uma boa revisada na regra de três, tanto a simples e como a composta, porcentagem, noções de matemática financeira e aritmética.

Conhecer a estrutura das questões é fundamental

Você precisa entender que as questões da prova de matemática do ENEM são compostas por três partes: um texto base, o enunciado e as alternativas propostas.

Assim, é recomendável que você leia o texto base, o qual deve ser interpretado para se chegar à definição do contexto em que a pergunta será feita, o enunciado e, por fim, as alternativas de resposta apresentadas.

A interpretação de texto possui extrema importância

A interpretação de texto é fundamental dentro da prova do ENEM, mas não somente nas questões de linguagens e códigos: você precisa conseguir interpretar corretamente também as perguntas da prova de matemática.

Lembre-se de que as alternativas de respostas não foram colocadas ali por acaso e que o objetivo dos examinadores é saber da sua capacidade de ler, entender e responder.

Não se esqueça do TRI

Lembre-se de que a prova do ENEM possui um método específico de correção das questões, o qual se baseia nos erros e acertos das questões mais fáceis e mais difíceis: o TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Com o TRI, alunos que fazem o mesmo tipo de prova e que acertaram o mesmo número de questões possam ter notas diferentes.

Entenda (e não somente decore) as fórmulas matemáticas

Para que você de fato seja capaz de responder uma questão que faz uso de fórmulas na prova do ENEM, é fundamental que você compreenda a fórmula em questão, e não somente a decore.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.