Quais são os requisitos para ser Policial Federal?

Confira todas as etapas para tornar-se um profissional dessa área

Os requisitos para ser Policial Federal fazem parte de um conjunto maior de avaliações que analisam a possível admissão de um candidato. Por isso, preencher esses critérios é de muita importância para todos os interessados em seguir a carreira.

Então, o cargo em questão é o sonho de muitos brasileiros e gera bastante competitividade quando surgem novas vagas disponíveis. E, certamente, é nesse momento, por meio do edital de publicação, que a lista de quem pode ou não concorrer é divulgada.

Confira os requisitos para ser Policial Federal

Primeiramente, têm-se a idade e a naturalidade como exigências de atuação. Sendo assim, um dos principais requisitos para ser Policial Federal é ter 18 anos completos ou mais no momento de assumir o posto.

Ainda, é obrigatório que a pessoa seja brasileira e comprove a sua naturalidade diante de representantes formais que possuem a função de realizar essa verificação. Aliás, todos os documentos apresentados precisam estar válidos de acordo com a lei.

Conduta social é um dos requisitos para ser Policial Federal

Nesse cenário, um dos requisitos exige que o candidato possua uma boa conduta social, com comportamentos respeitáveis e que não infrinjam nenhuma regra moral. Com isso, não é permitido históricos de discriminação, agressão psicológica, injúria, entre outras formas de violência.

Além disso, os antecedentes criminais precisam estar em regularidade e podem ser conferidos por meio do próprio site oficial. Inclusive, é na mesma plataforma que acontece a solicitação do documento oficial que comprova a ausência de delitos pelo participante.

Ensino superior completo

Diferentemente de alguns outros cargos, que necessitam apenas do nível médio de escolaridade, um dos requisitos para ser Policial Federal é portar um diploma de alguma graduação, que pode ser qualquer área ou não.

Por exemplo, para exercer a função de delegado é preciso, obrigatoriamente, possuir a formação completa do curso de Direito. Sendo assim, a área deve ser específica para que a base teórica já esteja bem sólida no início da carreira.

No entanto, outros ofícios não são tão criteriosos e qualquer graduação superior reconhecida pelo Ministério da Educação é válida e permite que o candidato seja admitido, como: engenharia química, ciências contábeis, ciências da computação, medicina, física etc.

Situação eleitoral

Aqui, não há muita novidade no que diz respeito às contratações. Na maior parte das vezes, o cidadão comum precisa ter a sua situação eleitoral regularizada para conseguir acessar vários direitos, incluindo assumir uma ocupação dentro de um órgão público.

Logo, é essencial que essas informações sejam conferidas no site do Tribunal Regional Eleitoral da cidade e validadas por um documento oficial que comprove. Em casos contrários, a recomendação é fazer os acertos formais e pagar as respectivas taxas referentes ao processo.

Condução é um dos requisitos para ser Policial Federal

Para mais, um dos outros requisitos para ser Policial Federal que mais tem valor é a posse da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque o exercício das tarefas irá demandar que o funcionário dirija de maneira recorrente diante de situações problema.

Nesse contexto, também é solicitado que o motorista esteja enquadrado na categoria B, que autoriza dirigir veículos de quatro rodas, cujo peso bruto total não exceda 3.500kg e a lotação tenha um máximo de 8 ocupações, sem incluir o condutor.

A categoria A, por sua vez, é relativa ao uso de motocicletas em geral e permite a direção de veículos motorizados de duas ou três rodas. Normalmente, ambas são tiradas em conjunto pela população geral.

Aptidão Física e Psicológica

Ainda, para atender os requisitos para ser Policial Federal, todo participante deve se submeter a um Teste de Esforço capaz de medir seu condicionamento físico. Em geral, essa avaliação é bem estruturada e prediz as atuais condições de saúde da pessoa.

De modo separado, também se analisa o estado psicológico de cada um, a fim de confirmar ou não as aptidões necessárias. Além de aspectos da personalidade e capacidade de controle afetivo.

Etapas do processo seletivo

Por fim, todo candidato a servidor público precisa, sem exceção, ser aprovado em todas as etapas do processo seletivo vigente. Aliás, incluindo a fase de avaliação das competências físicas e mentais.

No mais, toda a prova teórica, nas partes objetivas e discursivas, precisa ser finalizada e a pontuação ser suficiente entre os concorrentes para que, somente assim, os requisitos para ser Policial Federal sejam, de fato, contemplados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.