Quais as principais tendências de tecnologia nas empresas para 2022?

Inteligência artificial, data fabric e segurança são algumas tendências de tecnologia que consultoria traça para o próximo ano

Os líderes de grandes empresas pretendem gerar crescimento em 2022 por meio de conexões digitais diretas com seus clientes. É o que afirma o Gartner, consultoria especializada em pesquisa e aconselhamento para empresas, que aponta quais são as principais tendências estratégicas de tecnologia que as organizações devem explorar em 2022 para alcançar este objetivo: 

Inteligência Artificial Generativa 

Esta é uma das técnicas de inteligência artificial (IA) consideradas mais poderosas, segundo a consultoria. Seus métodos de aprendizado permitem que máquinas aprendam sobre conteúdos ou objetos a partir de seus dados. A partir deles, é possível que a IA generativa crie outros produtos, como novos códigos de software, ou mesmo facilitar o desenvolvimento de medicamentos e marketing direcionado. 

Data Fabric  

Traduzido como “malha de dados”, o data fabric é uma forma de empresas lidarem com o volume de dados que diferentes plataformas geram. Basicamente, essa tecnologia simplifica a integração desses dados para que a equipe responsável possa trabalhar melhor com as informações. O valor real de uma malha de dados é sua capacidade de melhorar a dinâmica do uso de dados com suas análises incorporadas, reduzindo os esforços de gerenciamento de dados em até 70% e acelerando o tempo em que eles geram valor.

LEIA MAIS: A tecnologia sistêmica integrada como aliada das empresas na era digital

Plataformas Nativas da Nuvem 

A nuvem não é novidade para o setor corporativo, mas é preciso que as empresas abandonem a ideia de apenas migrar suas soluções para a nuvem e passem a usar o que já foi desenvolvido na nuvem. Essas plataformas usam os principais recursos da computação em nuvem para fornecer soluções que se adaptam melhor à necessidade da tecnologia e impulsionam a possibilidade de se trabalhar onde quiser. 

Sistemas Autônomos 

Sistemas autônomos são sistemas físicos ou de software que se auto gerenciam e que aprendem com seus ambientes. Sistemas autônomos podem modificar sozinhos seus próprios algoritmos sem uma atualização de software externa, permitindo que eles se adaptem rapidamente a novas condições na sua atuação, de forma parecida com a que humanos fazem. Robôs, drones e máquinas usadas em fábricas já começam a ser capazes de realizar ações parecidas. 

Inteligência de Decisão 

A inteligência de decisão é uma disciplina prática usada para melhorar a tomada de decisões dentro de empresas, entendendo e projetando a direção que corporações podem seguir. Isso leva em conta a resultados avaliados, gerenciados e melhorados pelo feedback. O Gartner prevê que, nos próximos dois anos, um terço das grandes organizações usarão esse tipo de tecnologia para a tomada de decisões na intenção de melhorar a vantagem competitiva.  

Hiperautomação 

A hiperautomação permite crescimento acelerado e resiliência nos negócios, identificando e automatizando rapidamente o maior número possível de processos. O Gartner avalia que as três prioridades em quem investe nessa tendência de tecnologia é melhorar a qualidade do trabalho, acelerar os processos de negócios e aumentar a agilidade da tomada de decisões. 

Privacidade 

Sabe-se que os clientes perdem confiança nas empresas com casos de vazamentos de dados e, junto com as legislações de privacidade de diversos países (incluindo a LGPD, do Brasil), isso deve aumentar o investimento na segurança das informações. As expectativas do Gartner são de 60% das grandes organizações usem uma ou mais técnicas de computação que melhorem a segurança das informações até 2025. 

Malha de segurança cibernética 

Seguindo a tendência de tecnologia anterior, o investimento em malha de segurança cibernética (CSMA, na sigla em inglês) também deve aumentar. A CSMA ajuda a fornecer uma estrutura de segurança integrada para proteger todos os ativos, independentemente se eles estão na nuvem ou em alguma estrutura interna da empresa. Até 2024, organizações que adotam malhas de segurança cibernética para integrar ferramentas de segurança para trabalhar como ecossistema cooperativo reduzirão o impacto financeiro de incidentes individuais de segurança em uma média de 90%.   

Engenharia de Inteligência Artificial 

A engenharia de IA é uma abordagem integrada para modelos operacionais de inteligência artificial. A intenção é aumentar a inteligência de soluções através de melhores práticas de IA. Até 2025, os 10% das empresas que estabelecerem as melhores práticas de engenharia de inteligência artificial gerarão pelo menos três vezes mais valor em seus investimentos do que os outros 90% das empresas que não o fazem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.