Público-alvo: fatores geográficos, demográficos e estilo de vida

Termo muito difundido no cenário empreendedor atual é no público-alvo que a empresa deve centrar seu foco. Confira como definir o seu!

Público-alvo

Termo muito difundido no cenário empreendedor atual é no público-alvo que a empresa deve centrar 100% do seu foco. Confira como definir o seu!

O que é público-alvo?

O público-alvo é somente um dos termos usados para se referir os consumidores, ou seja, são os clientes do seu negócio. Para segmentar as atividades empresariais, é preciso definir seu público-alvo, o que não significa que será imposto um segmento individual ou um grupo exato de pessoas que os seus produtos e/ou serviços atenderão. Existem muitos tipos de clientes e necessidades, a definição do público-alvo abre mais possibilidades ao empreendedor.

Como definir o público-alvo de uma empresa

Na hora de definir quais serão os consumidores da sua ideia, alguns fatores devem ser considerados.

Pessoa física x pessoas jurídicas

Defina se o seu negócio atenderá empresas ou os consumidores finais. Dentro do marketing digital, os consumidores pessoas físicas são representados pela sigla B2C (business to consumer) e os consumidores pessoas jurídicas são representadas pela sigla B2B (business to business).

Fatores geográficos

Primeiramente, determine os fatore geográficos. Comece com agrupamentos, assim, poderá ser medido o potencial de mercado de sua empresa. Por exemplo, Se o seu negócio é do ramo de exportação, para quais países serão oferecidos os produtos e/ou serviços, o mesmo vale para o segmento nacional, quais são os estados e/ou municípios que o empreendedor deseja atuar.

Fatores demográficos

Os fatores demográficos dizem respeito as informações básicas sobre a sua clientela, por exemplo, gênero, faixa etária, estado civil, ocupação, faixa salarial, escolaridade etc.

Estilo de vida

Conheça seus consumidores, saiba qual é o estilo de vida do seu público-alvo. Por exemplo, o seu negócio se propõe a tender a demanda de alguma geração específica, os baby boomers, a geração X, millennial ou a geração Z.

Outro ponto importante é saber em qual fase da vida o seu consumidor está, se está casado, se tem filhos ou não, quais as idades desses filhos, são jovens adultos que moram com os pais, estudantes no ensino médio, superior, mestrado ou doutorado, entre outras nuances.

Saiba quais são as motivações e os benefícios que o seu público-alvo busca quando consome um produto e/ou serviço. O que o seu cliente valoriza, preço, prazo de entrega, forma de pagamento facilitada, exclusividade, qualidade, desconto, facilidades, entre outras possibilidades. Também descubra a frequência da compra, local, hora, ocasião etc.

Caso o seu público-alvo sejam as empresas, devem ser consideradas outras informações, como, porte da empresa, faturamento, ramo de atuação, número de funcionários, qual cultura da empresa que pode ser mais tradicionalista ou no modelo startup etc.

Essas informações constituem o comportamento de compra do cliente. Sendo assim, esses são alguns dados que permitirão saber exatamente em quem a sua empresa deseja chegar.

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