Público-alvo ou persona? – O que é melhor para o empreendedor? – Parte 1

Entenda como explorar positivamente esses dois conceitos para melhorar o marketing do seu negócio!

Dividimos a série “Público-alvo ou persona? ” Em duas partes, nesta primeira parte falaremos sobre as diferenças entre público-alvo e persona.

Empreenda para o seu público

Anteriormente falamos sobre de forma generalista sobre  marketing e público-alvo.

Mas há um conceito inovador no marketing, que sugere um avanço do conceito de público-alvo, é sobre isso que falaremos nessa série de artigos.

Exatamente para que fique claro o conceito de persona, exploraremos mais profundamente o conceito de público-alvo.

Público-alvo ou Persona?

Parece a mesma coisa, mas não são. Há algumas diferenças entre essas definições:

Público-alvo

É definido dentro de uma estratégia. Trata-se de uma ideia básica sobre a quais pessoas o seu produto deve chegar. É uma forma genérica de mapeamento do perfil do cliente para o direcionamento da sua empresa.

Vai fazer uma ação de marketing para quem? O seu produto nasceu para um tipo de cliente.

Pense em quando decidiu empreender, a sua ideia era facilitar a vida de quem com o seu produto?

Exemplo de público-alvo

Por exemplo: Você decidiu abrir um restaurante num local comercial porque não haviam muitas opções de lugares para almoçar, mas haviam muitas empresas.

O seu público-alvo são os funcionários dessas empresas.

O público sempre esteve por ali, então você enquanto empreendedor criou algo pensando nele, no público que almoça todos os dias na região, esse alinhamento é importante.

Não faça um contra fluxo!

Não espere ver quem se interessa pelo produto, achando que esse é o público alvo. Esse é o maior erro que faz com a sua empresa, essa atitude desvaloriza a sua marca.

Essa definição do público-alvo é genérica, mas é um mapeamento da sua empresa.

Na segunda parte deste artigo falaremos mais sobre o que é persona e daremos exemplo.

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