SAIU a LISTA oficial dos próximos feriados prolongados e brasileiros comemoram

Trabalhadores esperam ansiosos pelas datas comemorativas

O ano de 2023 trará inúmeros feriados prolongados, o que possibilitará aos trabalhadores um bom descanso e viajar com sua família, curtindo praias, cachoeiras, atrações culturais, a natureza, e muito mais. Aliás, é uma ótima oportunidade para conhecer bares, restaurantes, hotéis e pousadas.

Todavia, quem deseja passar por um bom momento de descanso, pode fazê-lo junto a sua família, companheira ou companheiro, filhos ou até mesmo sozinho. O importante é passar por momentos de diversão, além de relaxar durante os feriados prolongados, que permitem sair das grandes cidades durante um bom tempo.

A princípio, os trabalhadores esperam ansiosos pelos feriados prolongados. Mesmo quem não deseja viajar, pode passar o tempo sem pensar no trabalho e em seus compromissos e atividades profissionais. O próximo feriado será no dia 7 de abril, quando se celebra a Paixão de Cristo, ou a Semana Santa.

Desse modo, no mês de abril também se comemora o Dia de Tiradentes (21/03) que será comemorado em uma sexta-feira, ou seja a celebração entra na lista de feriados prolongados de 2023. Esta pode ser uma ótima oportunidade para que o trabalhador descanse e recupere suas forças para depois, continuar com suas atividades.

Feriados em 2023

FeriadoDataDia da Semana
Confraternização Universal1º de janeiroDomingo
Carnaval20 de fevereiroSegunda-feira
Carnaval21 de fevereiroTerça-feira
Paixão de Cristo7 de abrilSexta-feira
Tiradentes21 de abrilSexta-feira
Dia do Trabalhador1º de maioSegunda-feira
Corpus Christi8 de junhoQuinta-feira
Independência do Brasil7 de setembroQuinta-feira
Nossa Senhora Aparecida12 de outubroQuinta-feira
Finados2 de novembroQuinta-feira
Proclamação da República15 de novembroQuarta-feira
Natal25 de dezembroSegunda-feira

 

Instituições financeiras nos feriados

Ademais, é preciso observar que os bancos e instituições financeiras, nos feriados prolongados, sofrem algumas mudanças em seus atendimentos à população, principalmente em seus horários. Dessa maneira é necessário se programar durante as datas de celebração para evitar quaisquer problemas relacionados.

Em relação ao pagamento de contas, se elas vencerem durante os feriados prolongados, o mais indicado é que se pague de maneira antecipada. Em suma, a pessoa pode ir presencialmente até uma agência física do banco ou através de um agendamento, feito através dos aplicativos de instituições financeiras.

Cuidados ao viajar nos feriados prolongados

Nos feriados, não se deve informar em suas redes sociais ou em outros meios as informações sobre a viagem, como local, data de saída, e data de chegada. Deve-se pedir para uma pessoa de confiança recolher as correspondências, jornais e solicitar para que ela verifique qualquer movimentação estranha de pessoas perto de sua residência. 

É preciso evitar deixar as luzes acesas durante o dia, já que sinaliza que os moradores não estão no imóvel. Pode-se utilizar um aparelho de fotocélula que acende e apaga as luzes exteriores durante os períodos pré-determinados. Deve-se deixar um telefone de contato para que o vizinho informe qualquer problema durante os feriados.    

Cuidados na estrada

Muitas famílias optam por viajar de carro nos feriados prolongados. Dessa maneira, é preciso tomar certos cuidados, garantindo uma maior segurança durante o percurso. É preciso ficar atento nas estradas para evitar possíveis transtornos. Felizmente com algumas estratégias tudo sairá bem durante os feriados.

Na estrada, o mais indicado é deixar os vidros do carro fechados e utilizar o sistema interno de ventilação. Dessa maneira, não se deve deixar os documentos no porta-luvas do veículo. É preciso evitar deixar à mostra embrulhos, malas, bolsas, etc. Deve-se deixá-los, de preferência, no porta-malas, para evitar que terceiros os vejam.

Analogamente, é conveniente evitar colar adesivos no carro que indiquem o local onde mora. Ao dirigir, deve-se observar sempre que puder o retrovisor do veículo e mantê-lo engatado em 1ª marcha e distante do carro que está a frente, para que se possa arrancar com o automóvel em casos de emergência.

Outros cuidados 

O motorista, ao viajar nos feriados, deve evitar a todo o custo realizar alguma atividade enquanto o veículo estiver parado, como por exemplo, se maquiar, falar ou enviar mensagens pelo celular, ler jornal, etc. Em síntese, não é indicado que os fumantes acendam seus cigarros durante a viagem, pois ao abrir a janela do carro, podem facilitar a ação de criminosos.

Caso o motorista perceba que está sendo seguido por outro veículo, ele deve agir com naturalidade e levar seu carro até as vias mais movimentadas. Deve-se evitar utilizar jóias, câmeras digitais, celulares, notebooks, entre outros. Em conclusão, é preciso tomar cuidado e não exigir grandes quantidades de dinheiro. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.