Prouni: o que é e como funciona o programa do Ministério da Educação

Saiba como participar e garantir a sua vaga na faculdade privada

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado em 2005, pelo Ministério da Educação, com o objetivo de tornar mais fácil o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior. Através dele, é possível obter cerca de 50% para bolsas de estudos parciais,  e 100% de integrais, em instituições de ensino privadas.

O programa funciona da seguinte maneira: os candidatos agraciados com o Prouni, podem estudar em faculdades da rede particular de ensino superior inscritas. A princípio, no caso de uma bolsa parcial, é preciso arcar com o restante dos custos. Em relação às bolsas integrais, não é necessário o pagamento das mensalidades.

Vale ressaltar que a bolsa Prouni tem a validade de todo o curso. No entanto, é preciso que o estudante cumpra as normas estabelecidas ao longo do período de sua formação. Ademais, é uma ótima oportunidade para o aluno que não possui os recursos necessários para estudar em uma instituição particular.

Os candidatos a receber uma bolsa do Prouni devem ter uma boa classificação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Todavia, quanto maior sua nota, maiores são as chances de se conseguir uma bolsa de estudos. É possível se inscrever duas vezes por ano, através do site do programa.

Tipos de bolsas 

Como já falado anteriormente, existem dois tipos de bolsas do Prouni. Aliás, elas estão disponíveis dependendo da renda do candidato. O estudante pode fazer a solicitação da bolsa integral ou parcial. Através delas, ele pode obter as facilidades oferecidas pelo programa, tendo um desconto ou o pagamento total das mensalidades das instituições de ensino privadas.

Para que o candidato consiga a bolsa parcial do Prouni, ele deve comprovar que possui uma renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Ela pode ser de até 50% do valor da mensalidade. Muitos estudantes agregam esta bolsa com o Financiamento Estudantil do Governo Federal (Fies) para receber os dois benefícios.

Já a bolsa do Prouni integral, o aluno não precisa pagar a mensalidade da faculdade privada. Em síntese, o benefício é pago ao estudante que possui uma renda mensal familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Desta maneira, é possível receber uma bolsa de 100% nas instituições aderidas ao programa.

A quem se destina o Prouni

Para participar da bolsa de estudos do Prouni, o candidato deve ter feito o exame do Enem um ano antes da solicitação. Desse modo, ele não pode ter diploma superior, e deve ter uma renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Em relação ao seu desempenho na avaliação, é necessário que o aluno tenha obtido pelo menos 450 pontos nas médias da prova e não ter zerado a redação.

Além disso, o estudante deve ter estudado em uma escola pública, ou uma particular através de uma bolsa. Quem é portador de necessidades especiais também têm direito, assim como ser professor de escola pública, podendo concorrer aos cursos de licenciatura. Deve-se observar que nesse caso, é possível ter uma renda maior que a de três salários mínimos.

Como se inscrever no Prouni

Para se inscrever no Prouni é preciso ir até o site oficial e se cadastrar. Para tal, é necessário informar o número de inscrição e senha do Enem do ano anterior. É preciso preencher um formulário e escolher duas opções de vagas disponíveis. O aluno pode entrar na plataforma quantas vezes quiser para modificar suas opções de curso.

Após o período de inscrições, o Prouni realiza um cálculo e escolhe os candidatos que obtiveram as melhores notas no Enem de acordo com as vagas. Em poucos dias o aluno irá receber as informações sobre o resultado. Quem for selecionado deve fazer a matrícula na faculdade escolhida.

Neste caso, é preciso ter os documentos necessários em mãos, de forma a não ter nenhum problema no período destinado à inscrição na instituição de ensino. Dessa maneira, ele garante a sua vaga. 

No caso de após duas chamadas, ainda houver vagas disponíveis, o Prouni abre a possibilidade de vagas remanescentes a candidatos que não estavam incluídos nas duas primeiras etapas do processo. 

O Prouni oferece bolsa para milhares de faculdades privadas em todo o país. Elas devem ser reconhecidas pelo Mec, e ter uma avaliação positiva, sendo incluídas no programa. O número de vagas disponíveis varia a cada ano. Para  consultar as instituições cadastradas entre no site do Prouni.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.