Prouni: MEC divulga resultado da lista de espera nesta segunda, 10

Cidadão pode consultar o resultado da seleção da lista de espera do Prouni. Prazo para matrícula acaba no dia 19

O estudante que se inscreveu na seleção da lista de espera do Prouni já pode conferir se foi um dos selecionados para receber uma bolsa no sistema. Nesta segunda-feira (10), o Ministério da Educação (MEC) está liberando os resultados. Os selecionados têm até o próximo dia 19 para enviar a documentação diretamente na instituição de ensino que aceitou a vaga.

Neste sistema de lista de espera puderam participar os estudantes que se inscreveram anteriormente no Prouni, mas que não foram pré-selecionados em nenhuma das duas primeiras chamadas. Eles ganharam o direito de disputar uma bolsa. A inscrição para esta “repescagem” foi aberta no dia 5 de abril e terminou no dia 6.

Além de contar com candidatos que não foram selecionados nas chamadas regulares, a lista de espera também atendeu as pessoas que se inscreveram no Prouni, mas que foram rejeitadas porque as suas turmas não foram formadas no período de pré-matrícula.

Para saber se foi selecionado para uma bolsa, basta acompanhar a sua situação no site do Prouni. Uma outra opção é acessar o site da instituição de ensino para qual o indivíduo está concorrendo. Algumas universidades costumam divulgar os resultados.

Quem pode ser selecionado

De acordo com o MEC, existem regras específicas para o estudante que deseja ser selecionado para a primeira e para a segunda opção de curso neste sistema de lista de espera.

Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção, o candidato:

  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares;
  • Pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção, o candidato:

  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso;
  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso;
  • Pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi oficialmente criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda em 2004, no início do seu primeiro mandato. Em regra geral, o projeto prevê uma ajuda para estudantes de baixa renda a entrarem em instituições de ensino superior de caráter privado.

As bolsas concedidas pelo Prouni podem ser de 50% a 100%. O tamanho do desconto varia de acordo com uma série de indicações, como a renda per capita da família do beneficiário, por exemplo. O processo seletivo do programa acontece duas vezes ao ano e tem como foco apenas as pessoas que nunca cursaram o ensino superior.

Inscrição

Dados mais recentes do MEC apontam que mais de 574 mil inscritos foram registrados em 2023, representando um aumento em relação ao que se registrou em 2022, que teve pouco mais de 544 mil inscrições individuais no Prouni.

Quando se considera apenas os dados regionais, é possível identificar que o Nordeste foi a região do país que mais registrou inscrições. Foram mais de 213 mil candidatos (37,15% do total). Na sequência vem o Sudeste com 34% dos inscritos (195.447), seguido pela região Sul (11%), com 63.254; Norte (10,33%) com 59.327; e Centro-Oeste (7,5%) com 43.089.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.