Projeto leva oficinas de programação e robótica a alunos de escola pública

Com a intenção de oferecer aulas consistentes de alfabetização digital continuada, a Muda Cultural desenvolveu o projeto ‘Aprendizes Digital’, que levará oficinas de robótica e programação aos alunos da E.E. Prof. Sebastião de Souza Bueno, no bairro Vila Medeiros, zona norte da capital.

Ministradas pela Robomind, as oficinas de programação e robótica usarão como base o material da LEGO EV3 Mindstorm, que dá a possibilidade dos alunos produzirem os próprios robôs e, por meio de um Notebook (também fornecido pelo projeto), programar os comandos – e movimentos – da criação.

“O curso visa o desenvolvimento sociocultural dos participantes por meio da arte, da cultura e da inserção tecnológica e digital”, conta Ítalo Azevedo, Gestor Cultural da Muda Cultural.

“É uma forma de estimular e potencializar as novas gerações a serem construtoras de conhecimentos e desenvolvedoras de tecnologia. As profissões na área da tecnologia têm crescido muito nos últimos anos e acreditamos no potencial lúdico das oficinas para inspirar os participantes na procura por esses postos de trabalho”, conta.

O ‘Aprendizes Digital’ traz um calendário anual com oficinas e atividades relacionadas às artes visuais e à cultura digital, para alunos de comunidades em vulnerabilidade social.

Além dos alunos da escola, o projeto fornecerá mensalmente um curso de formação para os professores, com o intuito de que, mesmo sem a renovação do ‘Aprendizes Digital’, os alunos tenham a oportunidade de seguir explorando o mundo da robótica no próximo ciclo letivo.

Para que a atividade continue após o final do ano letivo vigente, todos os materiais utilizados no projeto serão doados à escola.

Mais sobre as aulas de robótica

As aulas irão até novembro, duram 1h30min e são semanais. Ao todo, serão 7 turmas de 15 alunos cada recebendo uma oficina a cada semana.

Esse projeto é viabilizado através do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), que permite que empresas invistam em projetos socioculturais por meio da dedução de IPTU e ISS.

O projeto conta com o patrocínio da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude, que irá oportunizar uma vaga como Jovem Aprendiz para um aluno participante do curso.

“Nosso trabalho é auxiliar qualquer empresa interessada em patrocinar iniciativas como essa a trafegarem por todo o caminho das pedras que é a realização de projetos culturais”, acrescenta Ítalo. A iniciativa também é realizada em parceria com a Rhadar Cultural.

E então, gostou de saber desta notícia?

Não deixe de ler também – Tecnologia: Descubra e evolução dos computadores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.