Inpe promove curso on-line de introdução à astronomia e astrofísica

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, está promovendo um curso on-line sobre os conceitos básicos de astronomia e astrofísica. Assim, entre os temas do 21ª Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica (CIAA) figuram diversos fenômenos que têm origem fora da atmosfera da Terra. 

Desse modo, o curso trará conhecimentos a cerca de corpos celestes, como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas e galáxias. Segundo o pesquisador André de Castro Milone, mestre em astronomia pela USP, o curso irá abordar temas ligados à BNCC e vai um pouco além. 

“Astronomia no dia a dia engloba os tópicos dias e noites, estações do ano, calendário solar, fases da lua, eclipses da lua e do sol e marés dos oceanos. Sistema Solar abrange introdução histórica, sol, planetas e corpos menores, dinâmica, formação e outros sistemas planetários”, afirmou ele.

De acordo com a Agência Brasil, o curso é gratuito e, neste ano, tem objetivo de alcançar também participantes de outros países de língua portuguesa.

Inscrições e datas

O período de inscrição para o CIAA 2021 teve início no dia 10 de maio e segue aberto até o dia 20 de junho. Assim, as inscrições devem ser feitas na internet, por meio site do Inpe. 

Podem realizar a inscrição docentes do ensino fundamental e médio ligados à área de ciências, como física, química, biologia, matemática, geografia e história. O curso também é aberto para estudantes universitários a partir do terceiro ano de graduação em Ciências Exatas. O Inpe incentiva ainda que outros profissionais ligados diretamente à área de educação e divulgação de ciências participem do curso.

O curso será totalmente virtual. Desse modo, as aulas on-line estão previstas para acontecer nos dias 9, 11, 13, 16, 18 e 20 de agosto deste ano. Além disso, haverá duas palestras abertas ao público. Ambas as palestras serão transmitidas no canal do Inpe no YouTube. Ao todo, a carga horária do curso é de 25,5 horas. O curso contará com aulas e outras atividades como mesas-redondas, apresentações e palestras. Todo o curso será em língua portuguesa.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Enem Digital 2021 contará com a oferta de mais de 100 mil vagas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.