Programa AgroNordeste Digital: empreendedorismo de base tecnológica na agropecuária

O Programa AgroNordeste Digital incentiva o empreendedorismo de base tecnológica na agropecuária. Confira informações do Mapa!

O Ministério da Agricultura, Pecuário e Abastecimento (Mapa) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) apresentaram os resultados do governo federal para o semiárido brasileiro, em evento realizado na data desta publicação, 20 de setembro de 2022.

Programa AgroNordeste Digital: empreendedorismo de base tecnológica na agropecuária

 Durante o evento, realizado na sede do Instituto Nacional do Semiárido, Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (INSA/MCTI), foi apresentado o Programa AgroNordeste Digital, que irá fomentar o empreendedorismo de base tecnológica e a estruturação de ecossistemas de inovação agropecuária no Nordeste do Brasil, de acordo com as informações oficiais.

As ações do AgroNordeste Digital envolvem a criação e fortalecimento dos ecossistemas regionais de inovação; a promoção do empreendedorismo tecnológico; o incentivo às redes de aprendizagem e troca de experiências e conectividade rural. 

Regiões priorizadas

Segundo destaca o Ministério da Agricultura, Pecuário e Abastecimento (Mapa), para desenvolver essas ações, no ano de 2022, foram priorizados os ecossistemas regionais de inovação agropecuária do Vale do São Francisco (PB), Vale do Jaguaribe (CE), Vale do Açu (RN); Oeste Baiano (BA) e no Cariri Paraibano (PB).

Nessas regiões, houve a mobilização e o envolvimento para dinamizar as iniciativas de base tecnológica. Além disso, o Ministério da Agricultura, Pecuário e Abastecimento (Mapa) destaca que foram realizados eventos e aproximação entre investidores e startups locais, a fim de levar apoio à profissionalização dessas empresas, sistematizando e consolidando todas as experiências.

Desafio de Startups 

Em outubro, como desdobramento concreto das ações já desenvolvidas, será lançado um amplo chamamento de startups, a maior chamada de startups do agro da região, o Desafio de Startups para o AgroNordeste Digital, oportunizando articulação com investidores e amadurecimento das iniciativas regionais.

O Ministério da Agricultura, Pecuário e Abastecimento (Mapa) também promoveu nesta terça-feira um Workshop de aproximação dos atores dos ecossistemas da região. Segundo destaca a divulgação oficial, o objetivo foi trocar experiências além de conhecer novas tecnologias que são utilizadas no Semiárido brasileiro. 

Plano AgroNordeste

No evento também foram apresentados os resultados do Plano AgroNordeste, criado em 2019, para impulsionar o pequeno e médio produtor, por meio da integração de ações e políticas públicas, o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Atualmente o Ministério da Agricultura, Pecuário e Abastecimento (Mapa) apoia projetos de 56 instituições de ensino em todo o país, aplicando R$ 24,6 milhões. Esse recurso é destinado principalmente ao pagamento de bolsa aos jovens profissionais durante o período de residência. A região nordeste é a maior beneficiária do Programa AgroResidência, recebendo cerca de 40% do recurso destinado ao apoio de projetos, ressalta a divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.