Professor: Como desenvolver uma filosofia educacional

Enquanto passam por sua própria educação, os professores têm a tarefa de desenvolver uma filosofia educacional, que remete a questões relacionadas à educação, como de que maneira os alunos podem aprender melhor, assim como o papel dos educadores na sala de aula, na escola, comunidade e sociedade.

Desenvolver uma filosofia educacional é essencial porque transmite pensamentos e crenças do professor sobre a educação. Essa definição tem um papel importante na vida de muitos educadores e pode ser uma ferramenta para ajudá-lo não apenas a elaborar seus ensinamentos.

10 questões para pensar sua filosofia educacional

Ao determinar qual a sua filosofia educacional, pense não apenas em seu estilo de gerenciamento de sala de aula, mas também em suas crenças sobre educação.

Desde estilos de aprendizagem e ensino diferenciados até o papel do professor na sala de aula, considere as seguintes questões para ajudá-lo a estruturar sua filosofia. As respostas sugeridas seguem cada pergunta.

  1. Qual você acredita ser o propósito maior da educação em uma sociedade e comunidade? Você pode responder que acredita que a educação é um motor fundamental de mudança, progresso e igualdade na sociedade.
  2. Qual é, especificamente, o papel do professor na sala de aula? O papel do professor é usar instruções e apresentações em sala de aula para ajudar os alunos a aprender e aplicar conceitos em matemática, inglês e ciências.
  3. Como você acredita que os alunos aprendem melhor? Os alunos aprendem melhor em um ambiente caloroso e de apoio, onde sentem que o professor realmente se preocupa com eles e seu sucesso.
  4. Em geral, quais são seus objetivos para seus alunos? Os principais objetivos do professor são ajudar os alunos a descobrir quem eles são e como podem servir à comunidade.
  5. Que qualidades você acredita que um professor eficaz deve ter? Um professor eficaz precisa ter uma consciência sociocultural básica e aceitação de sua própria identidade cultural e da dos outros.
  6. Você acredita que todos os alunos podem aprender? Um bom professor certamente acredita que cada aluno pode aprender; a chave é entender quais métodos educacionais funcionam melhor para cada aluno e, em seguida, atender às necessidades individuais de cada aluno.
  7. O que os professores devem a seus alunos? Os professores devem paixão a seus alunos – uma paixão pelas matérias que ensinam, sua instrução e um desejo de ajudar os alunos a ter sucesso.
  8. Qual é o seu objetivo geral como professor? O objetivo geral de um professor é multifacetado: tornar o aprendizado divertido e inspirar os alunos a encontrar o amor pela aprendizagem; para criar uma sala de aula organizada; garantir que as expectativas sejam claras e a avaliação justa e incorporar as melhores estratégias de ensino disponíveis.
  9. Como você cria um ambiente de aprendizagem inclusivo? Os alunos vêm de uma variedade de origens socioeconômicas e demográficas e podem variar muito em capacidade cognitiva e estilos de aprendizagem. Um professor precisa se esforçar para incorporar métodos de ensino que considerem todas as origens e habilidades de aprendizagem variadas dos alunos.
  10. Como você incorpora novas técnicas, atividades e tipos de aprendizagem em seu ensino? Um professor deve ficar a par das pesquisas educacionais mais recentes e incorporar métodos de melhores práticas em seus métodos e estratégias de ensino. (A melhor prática refere-se às práticas existentes que possuem um alto nível de eficácia amplamente aceita.)

E então, gostou de conhecer mais sobre esse tema, assim como das dicas? Envie o seu comentário!

Não deixe de ler também – Dicas de produtividade para professores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.