Vestibular 2024: Unicamp divulga locais de prova da segunda fase

Provas serão aplicadas em dezembro

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma instituição de ensino superior pública que possui unidades em cidades do estado de São Paulo, como Campinas e Limeira.

Todos os candidatos inscritos nesta edição do Vestibular da Unicamp realizaram as provas no dia 29 de outubro e, na última quarta-feira (16), oresultado da primeira fase do processo seletivo foi divulgado. Nesta quarta-feira, por sua vez, a Comvest divulgou os locais de prova da próxima etapa do Vestibular 2024.

Dessa forma, para que você consiga acessar os locais de prova e entender como a segunda fase irá funcionar, separamos um resumo completo sobre o Vestibular 2024 da Unicamp. Confira!

Vestibular Unicamp 2024: locais de prova da segunda fase já podem ser acessados

Conforme o calendário oficial do processo seletivo, a Comvest, responsável pela realização do processo seletivo da Unicamp, divulgou os locais de prova da segunda fase do Vestibular 2024 nesta quarta-feira, dia 22 de novembro.

Dessa forma, todos os estudantes já podem consultar o ensalamento referente às provas da próxima etapa do processo seletivo. A consulta deve ser feita no site da Comvest e, para ter acesso ao local de provas da segunda fase, os candidatos precisam fornecer o número de inscrição ou CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição no Vestibular 2024.

Segundo as informações divulgadas pela Comvest, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Os estudantes devem chegar com antecedência para evitar qualquer tipo de problema.

Ainda está com alguma dúvida sobre os locais de prova da segunda fase? Acesse o Manual do Candidato do Vestibular da Unicamp e consulte todas as informações disponíveis sobre o processo seletivo.

Vestibular Unicamp 2024: próximas etapas

A segunda fase do Vestibular 2024 da Unicamp será realizada nos dias 03 e 04 de dezembro, das 13h às 18h.

As provas serão formadas por questões dissertativas divididas em duas categorias: uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso indicado como primeira opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes).

Além disso, os candidatos também deverão escrever uma redação. Note que os candidatos não deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo na prova de redação do Vestibular da Unicamp, uma vez que a prova aborda diferentes gêneros textuais no seu exame, como: podcast, crônica, abaixo-assinado, artigo de opinião, etc.

Além disso, alguns candidatos realizarão outras provas como parte do processo seletivo. Os candidatos aos cursos que requerem provas de habilidades específicas, como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, deverão participar de provas entre os dias 07 e 09 de dezembro.

É importante ressaltar que somente os candidatos aprovados na primeira fase poderão realizar as provas da segunda etapa. O resultado da primeira fase do Vestibular da Unicamp foi divulgado na última quinta-feira (16) e está disponível no site da Comvest.

Vestibular Unicamp 2024
Mais de 60 mil candidatos participaram da última edição do Vestibular da Unicamp. Imagem: Vestibular Unicamp/Reprodução

A primeira fase foi aplicada no dia 29 de outubro em 31 cidades do estado de São Paulo e também em outros estados. Do total de candidatos inscritos no Vestibular 2024 da Unicamp, 60.241 fizeram as provas da primeira fase, o que representa um índice de abstenção de 6,9%.

Vestibular Unicamp 2024: livros obrigatórios

A Comvest selecionou algumas obras literárias que deverão ser lidas por todos os estudantes que irão participar das provas do Vestibular 2024, uma vez que questões sobre esses livros estavam presentes na primeira fase do processo seletivo e serão abordados pelas questões da segunda etapa.

Venha quais foram as obras literárias selecionadas para as provas desta edição do Vestibular da Unicamp:

  • A Tarde, de Olavo Bilac;
  • Olhos d’água, de Conceição Evaristo;
  • Carta de Achamento a el-rei D. Manuel, de Pero Vaz de Caminha;
  • Casa Velha, de Machado de Assis;
  • O Ateneu, de Raul Pompeia;
  • Niketche – uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane;
  • Seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles;
  • Canções escolhidas, de Cartola;
  • Alice no país das maravilhas, de Lewis Carrol.

Vestibular Unicamp 2024: oferta de vagas

Nesta edição do Vestibular, a Unicamp está oferecendo 2.537 vagas para 69 cursos de graduação diferentes nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba.

A Comvest anunciou que está usando o sistema de reserva de vagas nesta edição do Vestibular da Unicamp.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.