Inep divulga orientações para os participantes do Encceja. Veja

O aguardado Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está prestes a acontecer no dia 27 de agosto, domingo.

Encceja 2023: preparativos e orientações para os participantes

Este exame desempenha um papel crucial para aqueles que buscam a certificação de ensino fundamental ou médio, permitindo que jovens e adultos obtenham a validação de suas habilidades e conhecimentos. Com o objetivo de auxiliar os participantes no dia do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou importantes orientações que todos devem seguir.

Documentos e materiais essenciais

Para garantir que o processo de identificação ocorra sem problemas, é imprescindível que os participantes estejam munidos dos documentos corretos. Entre as opções aceitas para esse propósito, estão as Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal.

Bem como, a identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive refugiados, de acordo com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997. Além do passaporte, a Carteira de Registro Nacional Migratório, segundo a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017, o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório e a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que tenham validade como documento de identidade por lei. Assim como a CTPS emitida após 27 de janeiro de 1997.

Documentos digitais com foto, como e-Título, CNH digital e RG digital, apresentados por meio dos aplicativos oficiais correspondentes também serão aceitos.

Além do documento de identificação, é crucial que cada participante possua uma caneta transparente de tinta preta. Enquanto não é obrigatório, é altamente recomendado que se leve o Cartão de Confirmação de Inscrição no dia da prova, pois pode agilizar o processo de entrada.

Horários e procedimentos durante o exame

O Inep realizará as provas nos turnos da manhã e da tarde, seguindo o horário oficial de Brasília. Aqueles que têm direito a tempo adicional terão uma hora a mais para concluir o exame em ambos os turnos. Antes de entrar na sala de provas, é necessário guardar itens como a Declaração de Comparecimento, telefone celular e outros dispositivos eletrônicos no envelope porta-objetos.

Em suma, essa medida visa garantir a segurança e a integridade do processo de avaliação. Além disso, objetos não permitidos, como tablets, pulseiras e relógios inteligentes, também devem ser armazenados adequadamente.

Origens e importância do Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) teve sua primeira edição em 2002. Desse modo, com o objetivo de avaliar as competências, habilidades e conhecimentos de indivíduos jovens e adultos que não concluíram seus estudos de ensino fundamental ou médio no tempo convencional.

O Inep é o órgão responsável pela aplicação do exame, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. No entanto, a emissão do certificado e da declaração de proficiência fica a cargo das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam um Termo de Adesão ao Encceja.

O Encceja é mais do que uma simples prova; é uma oportunidade para aqueles que buscam legitimar seus conhecimentos e habilidades. Sua aplicação rigorosa, com medidas de segurança e orientações específicas, visa garantir um processo justo e transparente para todos os participantes.

Encceja 2023: preparativos e orientações para os participantes
Encceja 2023: preparativos e orientações para os participantes. Imagem: Canva

Comprometimento com a educação

Certamente, com a data do Encceja 2023 se aproximando, é crucial que os participantes estejam cientes das orientações divulgadas pelo Inep. Além dos documentos e materiais essenciais, o respeito aos horários e procedimentos durante o exame é fundamental.

Em suma, o Encceja não apenas fornece uma segunda chance para jovens e adultos obterem a certificação de ensino fundamental ou médio, mas também demonstra o comprometimento com a educação e o reconhecimento das habilidades adquiridas ao longo da vida. Portanto, ao seguir as orientações e estar bem preparado, cada participante aumenta suas chances de sucesso no Encceja 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.