Processo Seletivo 2023/2 FCMSCSP: como funciona a prova?

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, conhecida como FCMSCSP, é uma instituição de ensino superior privada na cidade de São Paulo. A instituição foi fundada em 1963 e possui foco no ensino das ciências da saúde.

Quer estudar na instituição? Então você está com sorte! As inscrições para a próxima edição do processo seletivo da FCMSCSP já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 18 de maio de 2023.

Para te ajudar a garantir a sua vaga, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a prova do processo seletivo FCMSCSP 2023/2. Vamos conferir!

Processo Seletivo FCMSCSP 2023/2: escolha da modalidade

A prova é uma das duas modalidades disponíveis para os candidatos que querem participar do Processo Seletivo 2023/2 da FCMSCSP. A outra é por meio do aproveitamento da nota do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Os candidatos deverão optar por uma das duas modalidades de participação no momento da inscrição no vestibular.

Prova Processo Seletivo FCMSCSP 2023/2: como funciona?

A prova do Processo Seletivo será aplicada de forma presencial no dia 20 de maio de 2023, na sede da FCMSCSP em São Paulo, situada na Rua Doutor Cesário Motta Júnior, 61, Vila Buarque. O exame irá acontecer das 10h às 12h.

Os candidatos deverão responder 35 questões de múltipla escolha (objetivas) sobre conteúdos e temas variados estudados ao longo do ensino médio. As questões da prova serão distribuídas da seguinte forma:

  • 5 questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira;
  • 5 questões de Química;
  • 5 questões de História;
  • 5 questões de Biologia;
  • 5 questões de Matemática;
  • 5 questões de Geografia;
  • 5 questões de Física.

Além disso, os candidatos deverão também escrever uma redação em língua portuguesa. Segundo informações do edital do Processo Seletivo 2023/2, a prova de redação irá consistir na produção de um texto dissertativo, texto narrativo ou correspondência. O texto dos candidatos será avaliado segundo: adequação ao tema proposto, ao tipo de texto solicitado, coerência e coesão.

Para o cálculo da pontuação final da prova, cada questão irá valer 2 pontos e a redação poderá receber nota máximo de 30 pontos. A nota máxima que o candidato poderá obter é de 100 pontos.

Para fazer a prova, o candidato deverá levar um documento de identidade original que contenha identificação e fotografia. É recomendado chegar com 30 minutos de antecedência ao local da prova

Processo Seletivo FCMSCSP 2023/2: divulgação dos resultados

A lista dos aprovados no  Processo Seletivo 2023/2 será divulgada pela FCMSCSP no dia 24 de maio de 2023.

Os candidatos aprovados deverão realizar matrícula online entre os dias 25 e 26 de maio de 2023.

Processo Seletivo FCMSCSP 2023/2: inscrições

As inscrições para o Processo Seletivo 2023/2 da FCMSCSP já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 18 de maio de 2023.

Todos os candidatos deverão se inscrever exclusivamente de forma online através do preenchimento um formulário eletrônico disponível no site oficial da FCMSCSP. Para participar, os candidatos interessados devem pagar uma taxa de inscrição de R$ 20,00. 

Processo Seletivo FCMSCSP 2023/2: oferta de vagas

A FCMSCSP irá oferecer 196 vagas para ingresso no segundo semestre de 2023. 

Do total de vagas, 98 serão destinadas para a modalidade Ampla Concorrência e 98 para os candidatos que irão concorrer na modalidade Cota Social. Confira a quantidade de vagas por curso a seguir:

Enfermagem:

  • 15 vagas para modalidade Cota Social;
  • 9 vagas para Ampla Concorrência.

Fonoaudiologia:

  • 3 vagas para modalidade Cota Social;
  • 9 vagas para Ampla Concorrência.

Tecnologia em radiologia:

  • 40 vagas para modalidade Cota Social;
  • 40 vagas para Ampla Concorrência.

Processo Seletivo FCMSCSP 2023/2: bolsas de estudo

Os candidatos que optarem pela modalidade “prova” poderão concorrer à bolsas de estudo 50% e 100%. Para concorrer, o candidato deverá optar pela modalidade Cota Social no momento da inscrição, ser aprovado e classificado no processo seletivo, além de atender aos critérios socioeconômicos estabelecidos no edital do exame. São eles:

  • Comprovar renda familiar per capita bruta de até 1,5 salário mínimo para os candidatos à bolsa integral de 100%;
  • Comprovar renda familiar per capita bruta de até 3 salários mínimos para a bolsa parcial de 50%.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.