ENEM e vestibulares: o que é um texto narrativo?

O termo “texto narrativo” é usado para definir um tipo de texto que descreve/narra uma história por meio de uma sequência de eventos em um determinado tempo e espaço.

O texto narrativo é abordado com frequência por questões de português dos mais variados vestibulares, concursos e também da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, ele também é cobrado em diversas provas de redação.

Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o texto narrativo. Vamos conferir!

O que é um texto narrativo?

O texto narrativo pode ser usado para a representação do começo, do meio e do fim de uma sequência de eventos determinados por uma relação temporal. Normalmente, esse tipo de texto é estruturado em quatro partes diferentes: introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão.

A introdução é a parte inicial do texto, em que normalmente são introduzidos os personagens, o espaço, o tempo e a história. O desenvolvimento é o local em que o autor desenvolve os acontecimentos por meio das ações dos personagens que participam do enredo. O clímax de um texto narrativo, por sua vez, é uma das partes mais importantes do texto, uma vez que ele traz a maior tensão de todo o enredo. A ação que acontece no clímax é sempre importante para o desenvolvimento da narrativa como um todo e afeta a conclusão do texto. A conclusão, por sua vez, pode acontecer de formas variadas de acordo com o desejo do autor.

Além disso, é válido destacar que esse tipo de texto é conhecido por retratar um enredo de forma clara, definindo os personagens participantes do enredo, o tempo e o espaço.

Diversos são os elementos que podem variar dentro de um texto desse tipo. O enredo de um texto narrativo, por exemplo, pode ser linear ou não, dependendo da escolha do autor do mesmo.

Dentre as principais características de um texto narrativo, podemos destacar:

  • Presença de foco narrativo;
  • Marcação de tempo (cronológico ou psicológico);
  • Transformação das personagens.

Existem diversos tipos de textos narrativos, como: romance, lenda, novela, conto, crônica e fábula.

Texto narrativo: principais elementos

O texto narrativo é composto por diversos elementos, como a narrativa e os personagens e o ambiente. A narrativa consiste na própria história contada. Os personagens podem ser reais ou fictícios, e eles atuam dentro do texto. Em relação ao grau de importância, um personagem de uma narração pode ser classificado como: protagonista, antagonista, secundário e figurante.

O texto narrativo também pode incluir outros elementos, como tempo, espaço e foco narrativo. Vamos conhecer, a seguir, cada um deles.

Elementos do texto narrativo: foco

Um dos elementos da narrativa é o foco narrativo, que pode ser de três tipos diferentes:

  • direto: é o foco narrativo em primeiro pessoa, com um narrador que é a personagem que fala e que narra os acontecimentos com sua própria voz.
  • indireto: é o foco narrativo em terceira pessoa, com um narrador observador que narra os acontecimentos no lugar das personagens.
  • indireto livre: é o foco narrativo em terceira pessoa com sobreposição de vozes. Aqui, o narrador é onisciente e revela o pensamento das personagens para os leitores.

Elementos do texto narrativo: tempo

O tempo de um texto narrativo pode ser cronológico ou psicológico. O primeiro deles é o tempo real, ou seja, aquele que possui uma marcação que em minutos, horas, dias, semanas, anos, etc. O segundo deles, por sua vez, é aquele que é criado a partir da mente das personagens do enredo.

Elementos do texto narrativo: espaço

O espaço é um dos elementos mais importantes de um texto narrativo, uma vez que ele é utilizado para determinar o contexto da narração e pode ser histórico, geográfico ou social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.