Principais obras de Graciliano Ramos: um resumo
As principais obras do autor
Principais obras de Graciliano Ramos: aquilo que você deve saber
Graciliano Ramos é um dos maiores autores de toda a literatura brasileira, integrando a segunda geração movimento modernista.
Obras de Graciliano Ramos são abordadas com frequência por provas importantes do país, como os vestibulares e a prova do ENEM. Ainda, alguns livros fazem parte da listas de leituras obrigatórias dos vestibulares.
Dessa forma, para que você possa estudar para as suas provas, o artigo de hoje trouxe um resumo com as principais obras de Graciliano Ramos. Confira!
Principais obras de Graciliano Ramos: Angústia
O protagonista de Angústia é Luís da Silva, um homem que sofre constantes explorações no seu cotidiano.
O romance possui uma narrativa cíclica e que retrata todos os sentimentos angustiantes sentidos por Luís depois de um acontecimento dramática em sua vida.
Por fim, podemos dizer que uma das características mais peculiares de Angústia é que a narrativa criada por Graciliano Ramos não segue um tempo cronológico, mas sim psicológico.
Principais obras de Graciliano Ramos: São Bernardo
São Bernardo retrata a história de Paulo Honório, um latifundiário que acaba se tornando solitário devido ao seu comportamento agressivo e grosseiro.
Uma das principais características da obra é a comparação do protagonista com a sua fazenda: os dois se tornam um, o que pode explicar o nome do romance: apesar de contar a história de Paulo, ele é nomeado pelo escritor a partir do nome da propriedade (São Bernardo).
Graciliano Ramos realiza uma crítica ao comportamento de Paulo, que vive em busca da expansão de seus lucros e deixa as relações interpessoais em segundo plano.
Principais obras de Graciliano Ramos: Vidas Secas
Vidas Secas é o romance de Graciliano Ramos mais abordado por questões de vestibulares brasileiros.
O livro retrata o cotidiano de uma família de retirantes que vive no sertão nordestino e busca melhores condições de vida.
Um dos principais destaques do romance é o personagem Fabiano, o qual realiza constantes comparações de si mesmo com um animal, incapaz de se comunicar.