Primeiro Emprego: Dicas de Sucesso

Acabei de terminar aquele tão sonhado curso que suei tanto para pagar, e agora o que fazer para conquistar meu primeiro emprego? Por onde devo começar?

Neste artigo você encontrará dicas valiosas para ter sucesso na busca do seu primeiro emprego. Está preparado?

Meu primeiro emprego
Profissional em busca do primeiro emprego precisa se preparar para o mercado de trabalho (Foto: Pixabay)

Primeiro emprego: por onde começar?

Entrar no mercado de trabalho pode ser desafiador para aquelas pessoas que, apesar de estarem aptas e abertas a esses desafios, muitas vezes não são contratados pelas empresas por não terem experiência profissional.

Mas, como ter experiência profissional sem ter a oportunidade do primeiro emprego?

Para muitos jovens a jornada do primeiro emprego é um caminho escuro e cheio de pedras, mas o importante é não desistir e se preparar para mostrar ao mercado de trabalho o seu potencial.

Para conquistar seu primeiro emprego comece da seguinte forma:

  • Identifique o que você quer ser e se dedique a isso.
  • Prepare um bom currículo.
  • Nunca passe informações falsas.
  • Prepare-se para a entrevista.
  • Cadastre-se em plataformas de emprego.
  • Tenha persistência.
Estratégias de sucesso
Redes Sociais

Gostou das dicas? Vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Tenho certeza que você terminará de ler este artigo preparado para começar sua busca.

Identifique o que você quer ser

É normal você terminar a faculdade e não saber exatamente em que área você quer trabalhar. Uma pessoa que termina um curso de Administração, por exemplo, pode trabalhar em diversos setores de uma empresa: Recursos Humanos, Financeiro, Marketing, Atendimento ao Cliente, e por ai vai.

Em primeiro lugar, identifique a área que mais se encaixa ao seu perfil e comece por aí na busca do seu primeiro emprego.

Mas o que fazer se você possuir afinidade com todas as áreas e não souber exatamente por onde começar? Simplesmente comece até você descobrir a área que gosta mais.

Currículo para o primeiro emprego

Fazer um currículo para o primeiro emprego não é muito diferente de fazer um currículo para aquele master da experiência. Na prática, nele devem constar os seguintes tópicos:

  • Seus dados pessoais, começando pelo seu nome, endereço, telefone e e-mail. Também é válido criar seu perfil no LinkedIn e acrescentar o link da sua página.
  • Descreva seu objetivo profissional. Esta secção você pode personalizar de acordo com a área que você está se candidatando, criando currículos específicos para cada empresa.
  • Coloque sua formação, descrevendo sua formação acadêmica e suas qualificações com certificados.
  • Experiência, descrevendo aquele trabalho não remunerado que você fez durante a faculdade ou seu Estágio Supervisionado.
  • Referências, colocando uma lista de pessoas que podem atestar suas habilidades e proatividade.

E aí, difícil? Acho que não né. Invista na apresentação gráfica do seu currículo, seja verdadeiro nas informações, e mãos a obra.

Nunca passe informações falsas

Não é nada legal você começar a busca do seu primeiro emprego passando informações falsas no seu currículo ou no dia da entrevista.  Em hipótese alguma faça isto!

Prepare-se para a entrevista

Uma das dicas mais importantes dadas neste artigo é justamente preparar-se para a entrevista.

A entrevista é a vitória inicial para quem busca o primeiro emprego, por exemplo. O fato de simplesmente ser chamado para uma entrevista já é um êxito.

Para obter sucesso nesta etapa é muito importante você se preparar para ela: vale a pena buscar informações sobre a empresa para o qual você irá fazer entrevista, mostrando que você estudou o perfil da mesma antes de estar ali.

Outra dica importante é a roupa ideal para o momento. Se o lugar for formal, vá com roupas formais. Mas, se o lugar for descontraído, invista em roupas descontraídas, porém discretas.

Prepara-se para o topo
Prepara-se para o topo (Foto: Pixabay)

Cadastre-se em plataformas de emprego

Existem muitas plataformas de emprego que podem te ajudar a buscar vagas para o seu perfil. Uma dica é cadastrar seu currículo nelas.

O site da Infojobs e da Catcho são bem interessantes. Vale a pena conferir! Neles você pode cadastrar seu currículo gratuitamente e se candidatar a inúmeras vagas.

Tenha persistência

Eis o mais importante: ter persistência. É muito comum você não ser aprovado logo de cara numa primeira entrevista, mas o importante é não desistir.

Além disso, lembre-se que todo profissional bem sucedido já foi rejeitado por alguma empresa em algum momento da vida.

Persistência é tudo!

Conquistou seu primeiro emprego? E agora como trilhar uma carreira de sucesso?

O sucesso profissional é uma coisa muito relativa. No entanto, se você conseguiu aquela tão desejada vaga de emprego e almeja trilhar uma carreira de sucesso dentro da empresa, vale a pena algumas dicas:

  • Invista no seu autoconhecimento sabendo seus pontos fortes e fracos.
  • Seja profissional, sabendo exatamente onde você deseja chegar.
  • Mantenha um desenvolvimento contínuo, pois um profissional de sucesso nunca para de estudar, e está sempre investimento em suas qualificações profissionais.
  • Trabalhe em equipe, compartilhando com seus colegas sua experiência e adquirindo conhecimento com a experiência do outro.
  • Seja resiliente, se mostrando capaz de superar obstáculos e trabalhar sobre pressão.
  • Pratique networking, estreitando relacionamentos que poderão contribuir para troca de conhecimento, e quem sabe, indicações.
  • Mantenha uma postura ética, respeitando os limites de sua função, cuidando do patrimônio da empresa, seguindo as regras e contribuindo para o bom rendimento da equipe.

O que achou do post? Tem alguma dica para compartilhar conosco? Deixe aqui seu comentário!

E não se esqueça de correr aqui para nos contar quando você conquistar seu primeiro emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.