Primeiro emprego: como conseguir uma vaga sem ter experiência

Dê os primeiros passos em busca de seu objetivo profissional

O mercado de trabalho em nosso país já é bastante concorrido para os profissionais que possuem uma boa experiência. A princípio, são muitas as dificuldades e o caminho é árduo para quem deseja atuar na área e é preciso ter disciplina e força de vontade para encontrar um bom serviço, com um salário ideal. 

As pessoas que estão entrando agora no setor corporativo são as que têm mais dificuldade de encontrar um emprego. Isso se deve ao fato de que elas não têm o que colocar em seu currículo. Ademais, mesmo as formadas em faculdades graduadas acabam sendo preteridas por concorrentes mais qualificados.

Para conseguir uma oportunidade, é preciso explorar o mercado de trabalho, conhecê-lo, deve-se conquistar o contratante, demonstrando que é a pessoa ideal para a vaga oferecida pela organização. Analogamente, o início de carreira não é fácil, visto que a maioria das empresas procuram por profissionais com experiência.

Aí vem a questão: como conseguir essa experiência se ninguém te dá oportunidade de trabalhar? Este cenário pode acabar com a motivação na hora de buscar por uma vaga. Felizmente, existem algumas estratégias que podem ajudar a se conseguir um lugar no mercado de trabalho. Vamos a elas!

1 – Reconheça que não tem experiência

Em muitos casos, as pessoas têm medo de assumir que não possuem experiência para o cargo em questão. Aliás, elas acabam enchendo seus currículos com informações desnecessárias, e que não tem nenhuma ligação com a vaga pretendida. Dessa maneira, o recrutador acaba por excluir o documento. Deve-se procurar por oportunidades ligadas a área de seu conhecimento.

2 – Produza um currículo de acordo com a vaga

É preciso tomar o cuidado de não encher o currículo com dados que não tem nada a ver com a vaga oferecida pela empresa. Com as informações corretas disponíveis no documento, o recrutador irá conferir se você tem o conhecimento necessário para o trabalho. Desse modo, deve-se colocar os conhecimentos pessoais e fortalecer os pontos positivos do profissional.

3 – Não minta jamais

É importante ser verdadeiro na produção do currículo. Em síntese, se o recrutador identificar informações falsas, ele irá descartar o documento, acabando com quaisquer possibilidades de contratação. Portanto, quem deseja conquistar um lugar no mercado não deve nunca mentir.

4 – Prepare-se para a entrevista

Se você conseguiu uma entrevista de emprego, é sinal de que seu currículo foi bem avaliado. Nessa hora, é normal ficar nervoso, ansioso, e com grandes expectativas. Para conquistar seus objetivos é preciso se preparar. Em suma, pode-se buscar conhecer mais a empresa, sua missão, valores e se vestir da melhor maneira para o recrutamento.

5 – Conheça a si mesmo

É preciso ter em mente quais são seus pontos positivos e negativos. Durante a entrevista, fuja do lugar comum, como “sou perfeccionista”, “proativo”, “exigente”. Enfim, seja você mesmo, fale sobre as suas características que podem ajudar no desenvolvimento empresarial. Não tenha medo de falar também de suas dificuldades.

6 – Selecione cinco empresas que deseja trabalhar

Mostre as pessoas do setor de recursos humanos destas empresas que você tem interesse em ingressar na companhia. Uma carta de apresentação pode ser uma boa estratégia. Fale porque você quer trabalhar na organização, que você possui os mesmos valores da corporação e peça aos recrutadores que apostem em seu potencial como profissional.

7 – Converse com amigos que estão trabalhando

Você pode pedir o auxílio de amigos e colegas para encontrar uma vaga de emprego. Definitivamente, ter uma rede de relacionamentos ampla abre muitas oportunidades de carreira. dessa forma, troque experiências e fale de seus interesses. Pode ser uma ótima ocasião para se conseguir o contato de recrutadores e gestores empresariais.

8 – Procure por um trabalho temporário

As possibilidades para o trabalho temporário tendem a ser mais abertas para quem não possui experiência. É uma maneira de conseguir um serviço, abrindo várias portas. Dessa maneira, você se apresenta com um pouco mais de know how acerca da sua área de atuação. Pode-se incluir esse tipo de serviço no currículo, valorizando o conhecimento adquirido.

9 – Faça trabalhos voluntários

Todavia, o trabalho voluntário pode ser contado como uma experiência profissional para garantr uma vaga no primeiro emprego. Além de estar ajudando os outros, você obtém um maior conhecimento do dia a dia de trabalho na área de atuação. Em conclusão, é uma maneira de enriquecer o currículo, além de possibilitar o aumento de sua rede de relacionamentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.