Primeira Guerra Mundial: tópicos que você precisa dominar para o ENEM

Confira o resumo que separamos para te ajudar!

Primeira Guerra Mundial foi um conflito que aconteceu entre os anos de 1914 e 1918 e envolveu diferentes países de todo o mundo.

O tema é muito relevante também abordado com grande frequência por questões de história dentro das principais provas do país, com um destaque para o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Além disso, você também pode usar eventos e aspectos da Primeira Guerra Mundial como repertório para a sua redação, tanto no ENEM como nos vestibulares.

Assim, para te ajudar a alcançar um bom desempenho na prova de história do ENEM, o artigo de hoje separou um resumo completo com os tópicos sobre a Primeira Guerra Mundial que você precisa dominar. Vamos conferir!

Quais foram as causas da Primeira Guerra Mundial?

A Primeira Guerra Mundial foi resultado de uma série de tensões entre as grandes potências do continente europeu que já existiam muito antes do início da guerra. 

Dentre as principais causas do conflito, podemos citar estão o nacionalismo, o imperialismo, a corrida armamentista, os conflitos entre as potências europeias e a crise dos Bálcãs.

Quem participou da guerra?

A Primeira Guerra Mundial envolveu as principais potências europeias e não-europeias da época, como a Alemanha, a Áustria-Hungria, a Rússia, a França, o Reino Unido e os Estados Unidos, a Itália e o Japão. 

A eclosão da guerra

A Primeira Guerra Mundial começou em julho de 1914, quando a Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia, em resposta ao assassinato do herdeiro do império Austro-Húngaro Francisco Ferdinando. A partir desse momento, as alianças formadas entre os países europeus levaram ao primeiro conflito em escala global do mundo.

O Tratado de Versalhes

O termo “Tratado de Versalhes” é usado para denominar o acordo de paz assinado entre os países vencedores do conflito e a Alemanha, que foi derrotada. O processo de criação do tratado se iniciaria em 11 de novembro de 1918, e seria concluído em junho de 1919.

A principal característica desse acordo é o forte revanchismo francês, uma vez que os franceses queriam vingança da Alemanha. Além disso, o Tratado de Versalhes foi também responsável pela redefinição de alguns territórios europeus e pela criação da Liga das Nações.

A participação dos Estados Unidos

Os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial em 1917, após a interceptação do telegrama Zimmermann, uma mensagem que revelava a proposta de uma aliança entre Alemanha e México para atacar os Estados Unidos. Com a ameaça, os americanos decidiram entrar no conflito, uma decisão importante para que o país se tornasse uma potência mundial no futuro.

A saída da Rússia

A Primeira Guerra Mundial contribuiu para a queda da monarquia russa e a ascensão dos bolcheviques ao poder, liderados por Lenin. 

É preciso mencionar que a Revolução Russa teve uma consequência direta na Primeira Guerra Mundial, uma vez que foi responsável por provocar a saída da União Soviética do conflito.

A participação das colônias europeias

Você sabia que algumas colônias também participaram da Primeira Guerra Mundial?

Isso mesmo. A Primeira Guerra Mundial envolveu não apenas as potências europeias, mas também muitas das suas colônias e territórios ultramarinos. Soldados indianos, africanos e asiáticos foram enviados para lutar em diferentes frentes de batalha, e muitos desses conflitos tiveram consequências significativas para as relações entre os europeus e suas colônias.

A reconfiguração do mapa europeu

Uma das principais consequências da Primeira Guerra Mundial foi a reconfiguração do mapa do continente europeu, uma vez que o conflito provocou o fim de diversos impérios e monarquias, como o Império Austro-Húngaro, e o surgimento de novos governos republicanos.

Consequências da Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial provocou uma série de consequências para o mundo. Dentre as principais, podemos mencionar a perda de mais de 16 milhões de vidas, a destruição da infraestrutura das cidades europeias e a consolidação dos Estados Unidos como superpotência mundial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.