Previsão do tempo: Chuva para os próximos 10 dias em todo Brasil; alguns estados com altos volumes

Confira a previsão do tempo para todas as regiões do país nos próximos dias. Atualização foi feita nesta terça-feira, 19

Ainda falta muito para o próximo final de semana, ou mesmo para o próximo feriado. Mas o fato é que muitas pessoas já querem saber qual é a previsão do tempo para os próximos dias. Afinal de contas, a chuva vai atrapalhar a sua praia, a sua viagem ou o seu evento à céu aberto? Veja o que dizem os meteorologistas sobre a situação.

De acordo com a atualização mais recente do MetSul, o mais provável é que as chuvas se concentrem mais ao sul do país. A tendência é que a quantidade de chuvas registradas nesta região sejam acima da média para este período de tempo

“Há uma tendência de chuva para os próximos dez dias no Brasil, neste final do mês de setembro, outra vez aponta que áreas situadas mais ao Sul do Brasil devem concentrar os maiores acumulados de precipitação no período com volumes acima da média do mês todo em alguns locais e um alto risco de novos transtornos para a população”, diz a MetSul.

Previsão por região

Abaixo, você pode conferir a previsão do tempo de chuva para cada uma das regiões do Brasil.

  • Sudeste

Para o dia de hoje: Há uma nebulosidade na região, causando pancadas de chuva. Mas as pancadas são isoladas e não muito volumosas. Elas estão mais concentradas no estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais. O tempo estará aberto no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na maior parte de Minas Gerais.

Para os próximos 10 dias: Existe um cenário de chuva irregular. Poderá chover, mas de forma isolada. Em Minas Gerais, não há previsão de chuva alguma.

  • Centro-Oeste

Para o dia de hoje: Há bastante nebulosidade na região da tríplice fronteira. Há previsão de pancadas de chuva no Mato Grosso do Sul, no Sul de Goiás e na faixa centro-oeste do Mato Grosso. O tempo fica firme no centro-norte de Goiás e no leste de Mato Grosso.

Para os próximos 10 dias: segundo o MetSul, a tendência é de chuva muito irregular e mal distribuída com pancadas isoladas em todos os estados da região. Como há um clima quente, não está descartada a possibilidade de temporais.

  • Sul

Para o dia de hoje: Há uma frente fria avançando do Uruguai e alcançando o Rio Grande do Sul. É possível que este movimento forme temporais. Também existe a possibilidade de rajadas de granizo neste estado. Santa Catarina e Paraná também devem registrar chuva nesta terça-feira (19).

Para os próximos 10 dias: No Sul, a tendência é que se concentrem os mais altos acumulados de precipitação do Brasil nos próximos dez dias, ou seja, nenhuma outra região tem previsão de mais chuvas do que o sul do país. Trata-se de um padrão que está sendo seguido durante todo este mês de setembro.

Previsão do tempo: Chuva para os próximos 10 dias em todo Brasil; alguns estados com altos volumes
RS pode registrar chuva de granizo nos próximos dias. Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil
  • Norte

Para o dia de hoje: Imagens de satélite mostram a formação de nuvens carregadas sobre o centro do Amazonas. Há uma clara divisão na região. Estados mais a oeste devem registrar pancadas de chuva. O tempo fica firme na área leste, que reúne a maior parte do Pará, Amapá e Tocantins.

Para os próximos 10 dias: segundo o MetSul, não deve deixar de chover nos próximos dias na região, mas o fato é que o volume das chuvas será menor do que registrado nas últimas semanas. Algumas áreas, aliás, podem começar a sofrer com períodos de seca nos próximos dias.

  • Nordeste

Para o dia de hoje: há uma nebulosidade maior apenas no Sul da Bahia. A região também está dividida em duas. Na área de todo o litoral, há previsão de chuva para esta terça-feira (19). Trata-se da umidade que vem do oceano. Para áreas mais afastadas do litoral, a previsão é de sol firme.

Para os próximos 10 dias: a lógica acima deve se manter. Segundo a MetSul, a previsão é que a maior parte das chuvas se concentre na área do litoral nordestino.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.