Confira a previsão da produção de petróleo e gás natural, de acordo com as informações oficiais do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
Previsão da produção de petróleo e gás natural
De acordo com informações oficiais do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, as previsões da produção de petróleo e gás natural incluem diferentes categorias de recursos, classificadas por seu nível de incerteza.
PDE 2031 e Ministério de Minas e Energia (MME)
Conforme informa o documento oficial do Ministério de Minas e Energia (MME), representam a Reserva Total (RT) os recursos descobertos em unidades produtivas com comercialidade declarada e os recursos previstos para o excedente da cessão onerosa.
Sobre os recursos contingentes
Os Recursos Contingentes (RC) são definidos como as descobertas em avaliação. Os recursos em unidades contratadas ainda sem descobertas são agrupados em Recursos Não Descobertos Empresa (RND-E). Os Recursos Não Descobertos União (RND-U) são aqueles contidos em áreas ainda não contratadas.
Assim sendo, o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 explica que a estimativa volumétrica para cada categoria de recursos considera o grau de incerteza correspondente à mesma.
Unidades produtivas
Conforme informa o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, as estimativas de produção de recursos convencionais de petróleo e gás natural são elaboradas com base em Unidades Produtivas (UP).
As Unidades Produtivas (UP) correspondem às jazidas em produção, desenvolvimento ou avaliação e às áreas que possam conter prospectos ainda não perfurados por poços pioneiros.
De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, considera-se Unidades Produtivas (UP) tanto as áreas contratadas por empresas de E&P quanto aquelas ainda não contratadas.
A definição da categoria
As UP da categoria RND-U são formadas pelas áreas das Bacias Efetivas, subdivididas por Setores da ANP e Ambientes de E&P, informa o documento divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
Ao todo, foram analisadas 894 Unidades Produtivas (UP) para as Previsões da Produção do PDE 2031. As Bacias Efetivas são definidas em https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dadosabertos/publicacoes/zoneamento-nacional-de-recursos-de-oleo-e-gas-2017-2019.
As previsões não consideram as áreas restritas e complexas
O documento divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) destaca que, para as previsões de produção, desconta-se a expectativa de recursos das UP RND-U que correspondam às áreas com restrições legais ou alta complexidade socioambiental.
O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 é um estudo amplo e abrangente, sendo importante para a análise do mercado e da economia, considerando as expectativas e as ações governamentais.