Previdência Social: acordo é firmado entre o Brasil e a Áustria - Notícias Concursos

Previdência Social: acordo é firmado entre o Brasil e a Áustria

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, Brasil e Áustria assinam o Acordo de Previdência Social. Saiba mais!

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, Brasil e Áustria assinam o Acordo de Previdência Social, dessa forma, mais de sete mil brasileiros e cinco mil austríacos serão beneficiados nos dois países.

Previdência Social: acordo é firmado entre o Brasil e a Áustria

Conforme divulgação realizada pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, e o embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, assinaram, nesta terça-feira (17), o Acordo de Previdência Social e o Ajuste Administrativo entre os dois países. 

A contribuição do trabalhador nos dois países é válida o recebimento de benefícios

De acordo com as informações oficiais, o Acordo garante a contagem dos períodos de contribuição cumpridos no Brasil ou na Áustria, para aquisição de direito aos benefícios previdenciários. Conforme informação oficial do Ministério do Trabalho e Previdência, mais de sete mil brasileiros e cinco mil austríacos serão beneficiados.

O Acordo com a Áustria também permite ao trabalhador que se deslocar para trabalhar no outro país, continuar vinculado à previdência social do país de origem, respeitadas as regras e o período pré-estabelecido no texto, destaca o Ministério do Trabalho e Previdência.

Dados oficiais

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, desde 2015, a cobertura previdenciária brasileira no exterior atingiu 88,7%. Nos últimos anos, além do Acordo com a Áustria, o Brasil firmou acordos bilaterais com Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, Coreia, França, Índia, Israel, Japão, Quebec, República Tcheca, Suíça e Estados Unidos. 

O Ministério do Trabalho e Previdência destaca que, somente neste último, garantiu proteção previdenciária a mais de 1,3 milhão de brasileiros residentes naquele país.

A Previdência brasileira também possui Acordo Multilateral de Seguridade Social do Mercado Comum do Sul (Mercosul), a Convenção Multilateral Iberoamericana de Segurança Social – que abrange 22 países – e a Convenção da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP), destaca o Ministério do Trabalho e Previdência. 

Sobre os acordos internacionais

Os Acordos Internacionais inserem-se no contexto da política externa brasileira, conduzida pelo Ministério das Relações Exteriores, e resultam de esforços da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e de entendimentos diplomáticos entre governos.

Os motivos pelos quais o Governo brasileiro firmou Acordos Internacionais com outros países enquadram-se em pelo menos uma das seguintes situações:

  • elevado volume de comércio exterior;
  • recebimento no País de investimentos externos significativos;
  • acolhimento, no passado, de fluxo migratório intenso;
  • relações especiais de amizade.

Os Acordos Internacionais têm por objetivo principal garantir os direitos de seguridade social previstos nas legislações dos dois países aos respectivos trabalhadores e dependentes legais, residentes ou em trânsito no país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?