Prevenir: o programa de integridade do Ministério da Economia - Notícias Concursos

Prevenir: o programa de integridade do Ministério da Economia

O Programa de Integridade do Ministério da Economia, o Prevenir, foi instituído pela Portaria nº 239. Confira informações oficiais!

O Programa de Integridade do Ministério da Economia, o Prevenir, foi instituído pela Portaria nº 239, de 23 de maio de 2019, atualizada por meio da Portaria nº 241/2020 e atualizado pela Portaria nº 15.208/2021, em conformidade com as diretrizes do Decreto nº 9.203, de 22 novembro de 2017, e da Portaria CGU nº 57, de 4 janeiro de 2019, de acordo com informações oficiais.

Prevenir: o programa de integridade do Ministério da Economia

Como instrumento de governança e alinhado ao Planejamento Estratégico do Ministério, o Prevenir foi criado para promover medidas institucionais destinadas à prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção, abuso de poder, nepotismo, conflito de interesses, uso indevido de informação sigilosa e práticas antiéticas. Atua também na frente da disseminação de iniciativas que reforçam a cultura de integridade no Ministério.

Diretrizes

De acordo com Ministério da Economia, as diretrizes do Prevenir são:

  • Comprometimento da alta administração e envolvimento de todo o corpo funcional
  • Colaboração e fortalecimento das instâncias internas de integridade
  • Identificação e tratamento dos riscos de integridade no âmbito das unidades organizacionais do Ministério da Fazenda;
  • Sensibilização e capacitação contínua de todos os colaboradores que atuam nas unidades organizacionais do Ministério da Fazenda.

Comissão

O Prevenir é gerido de forma colegiada por uma comissão constituída por instâncias diretamente responsáveis pela integridade do órgão, que são:

Assessoria especial 

Conforme explica o Ministério da Economia, a assessoria especial de controle interno cuida de fomentar, orientar e dar suporte às ações de controle e gerenciamento de riscos para a Integridade. 

Responsável pela elaboração e aplicação do manual de gestão de riscos e pela gestão do sistema Agatha, que faz a interface com as unidades do Ministério da Economia para produção e gerenciamento de seus riscos.

Comissão de Ética

Orienta, dissemina, capacita e treina dirigentes e servidores a respeito da ética no serviço público. Integra as instâncias julgadoras dos pedidos de autorização e de consultas dos servidores para praticarem atividade privada avaliando a existência de potencial conflito entre o interesse público e o interesse privado, segundo define o Ministério da Economia.

Corregedoria

Por ser responsável pelas atividades disciplinares, de investigação e de correção, é um órgão de orientação, supervisão e julgamento da regularidade das ações profissionais dos servidores. Atua de forma preventiva e repressiva no combate a ilícitos administrativos, fraudes e corrupção no âmbito do Ministério da Economia.

Ouvidoria

Intermedia a relação entre a sociedade e os órgãos do Ministério da Economia. Contribui para um ambiente de integridade ao prestar avaliar e encaminhar denúncias, direcionar sugestões, divulgar elogios e reclamações relacionados à prestação dos serviços e à atuação dos agentes públicos do Ministério, segundo definições oficiais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?