Presidente poderá reorganizar autarquias, fundações e extinguir cargos! CONFIRA!

O Ministério da Economia entende que “há pouca autonomia na reorganização de cargos e órgãos” e “o processo é complexo e moroso” em caso de necessidades urgentes. A ideia é que o processo fique mais rápido.

O texto da Reforma Administrativa, enviada pelo governo ao Congresso, prevê que o presidente da República faça alterações na estrutura do Poder Executivo. Uma delas é que o chefe do executivo declare extintos alguns órgãos e ministérios sem a necessidade de aval prévio do Congresso Nacional.

Atualmente, o presidente, para fazer esse tipo de mudança, precisa que o Poder Legislativo autorize. Caso a medida seja aprovada, o presidente da República poderá, de forma unilateral, alterar ministérios, fundações e autarquias do Executivo sem necessidade de fazer consulta aos parlamentares. No entanto, para isso, é necessário que não haja aumento de despesa.

O Ministério da Economia entende que “há pouca autonomia na reorganização de cargos e órgãos” e “o processo é complexo e moroso” em caso de necessidades urgentes. A ideia é que o processo fique mais rápido.

O presidente da República, pela proposta, poderá:

  • extinguir cargos (efetivos ou comissionados), funções e gratificações;
  • reorganizar autarquias e fundações;
  • transformar cargos (quando vagos) desde que mantida a mesma natureza do vínculo; e
  • reorganizar atribuições de cargos do Poder Executivo e extinguir órgãos.

A Reforma Administrativa

O Governo deseja, com a Reforma Administrativa, cortar o número de carreiras e diminuir o salário inicial de quem entra no serviço público, ou seja, os recém-aprovados em concursos. Além disso, a reforma prevê mudanças nos requisitos para conquistar a estabilidade no cargo público.

No entanto, vale ressaltar que a reforma administrativa não vai afetar os atuais servidores públicos. De acordo com Bolsonaro, as alterações estão previstas apenas para quem for aprovado nos concursos públicos após a aprovação da reforma.

“Tomamos duas decisões. A primeira é encaminhar na quinta-feira a reforma administrativa. Que fique bem claro: não atingirá nenhum dos atuais servidores. Ela se aplicará apenas aos futuros servidores concursados”, confirmou o presidente na última terça-feira, 1º de setembro.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, ressaltou a importância da Reforma Administrativa.

“A reforma administrativa é importante. Como o presidente deixou claro desde o início, não atinge os direitos dos servidores públicos atuais, mas redefine toda a trajetória do serviço público para o futuro. Serviço público de qualidade, com meritocracia, com concursos exigentes, promoção por mérito”, relatou Guedes.

Veja também: Saiba como antecipar de 1 a 3 parcelas do FGTS ainda em 2020

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.