Presidente Lula PARABENIZA as mulheres pelo Dia Internacional ANUNCIANDO pacote de medidas

Ao que parece, o Brasil participará da Convenção sobre a Eliminação da Violência e do Assédio no Mundo do Trabalho, organizada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho)

O presidente eleito pelo PT (Partido dos Trabalhadores), Luiz Inácio Lula da Silva, neste Dia Internacional da Mulher, quarta-feira (08), anunciou algumas medidas que abrangerão a assistência social, mercado de trabalho, bem como segurança para as vítimas da violência. O evento cerimonial aconteceu dentro do Palácio do Planalto, às 11h, no horário de Brasília.

Segundo informações divulgadas, Lula bateu o martelo sobre nosso país aderir sua participação à Convenção sobre a Eliminação da Violência e do Assédio no Mundo do Trabalho, organizada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). Provavelmente uma mensagem será enviada para o Congresso Nacional a fim de apreciar o texto.

Leia mais: B3: programa de mentoria objetiva acelerar a carreira de mulheres negras 

Anúncio de participação em convenção e outras medidas é feito por Lula

A Convenção sobre a Eliminação da Violência e do Assédio no Mundo do Trabalho foi criada no ano de 2021. Este é o primeiro tratado com o intuito de enfrentar o assédio e a violência no mercado de trabalho. A Convenção vem estimulando os países na adoção de políticas públicas e leis específicas para punição e prevenção dos casos de agressões dentro do ambiente laboral. Desde quando teve início foi aguardada a adesão do Brasil.

Equiparação salarial

Apresentar-se-á também no evento em que Lula participará, uma lei objetivando a garantia da equiparação, ou melhor, da igualdade salarial entre mulheres e homens. Assim, quem exercer a mesma função terá direito a receber a mesma remuneração, independentemente do seu gênero.

A medida foi uma das promessas de campanha de Simone Tebet, atual ministra do Planejamento, quando esta era candidata à presidência. Isso acabou favorecendo o seu apoio ao candidato do PT, que também concorria à cadeira presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva. Intenciona-se aumentar o valor das multas aplicadas a quem empregar funcionários e descumprir a ordem da paridade.

Diminuir taxa de juros

Presidente Lula PARABENIZA as mulheres pelo Dia Internacional ANUNCIANDO pacote de medidas
Presidente Lula PARABENIZA as mulheres pelo Dia Internacional ANUNCIANDO pacote de medidas – Designi

Provavelmente ainda acontecerá uma redução em se tratando da taxa dos juros para as ofertas de empréstimos e financiamentos para as empreendedoras de áreas urbanas e rurais. Ademais, é preciso ressaltar que as favelas estão incluídas.

O pacote de medidas contará com aproximadamente 25 ações minuciosamente elaboradas por diversas pastas. Bons exemplos são o ministério da Saúde, o ministério da Justiça, bem como os bancos públicos também. Quem coordenou tudo é Cida Gonçalves, ministra das Mulheres.

A listagem inclui os avanços com relação à determinação do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Este prevê que haja distribuição e absorventes íntimos para as estudantes consideradas de baixa renda, além daquelas mulheres que estão em situação de rua. Segundo informações vindas de fontes do governo, encaminhar-se-á uma destinação orçamentária no valor de R$ 1,5 bilhão anuais para este programa.

Casa da Mulher Brasileira

Ainda haverá a revelação, além do pacote de medidas de Lula, da construção das novas 40 unidades para a Casa da Mulher Brasileira, situadas nos municípios onde há menor população. Uma das estratégias é direcionar a política pública para as mulheres que estão em situação de vulnerabilidade e que residem em cidades afastadas de centros urbanos, não ficando apenas nas capitais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.