Presidente da Caixa faz tour pela imprensa para tirar dúvidas sobre o Auxílio

O Governo Federal começou os pagamentos do novo Auxílio Emergencial no último dia 6 de abril. De lá para cá, os informais que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março já começaram a receber a primeira parcela. Mas mesmo depois de dias do início dos pagamentos, muita gente ainda tem dúvidas sobre o tema.

Este ano, o Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, decidiu fazer uma tour pela imprensa nacional. A ideia dele é fazer com que as pessoas tirem ao máximo as suas dúvidas sobre o tema. Por isso, ele está aparecendo mais na imprensa.

Nos últimos dias, Guimarães deu entrevistas para vários jornais de emissoras fechadas como Globo News, Band News e CNN Brasil. Mas ele também vem aumentando a presença na TV aberta. Nos últimos dias, por exemplo, ele esteve em duas oportunidades no programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo.

Internamente se imagina que essas aparições estão fazendo o Presidente chegar em mais casas.  Essa tour, por exemplo, não aconteceu no ano passado, quando o Governo começou a fazer os primeiros pagamentos do Auxílio ainda no último mês de abril.

Nas entrevistas, Guimarães costuma dar dicas de como usar o Auxílio Emergencial. Ultimamente ele vem falando muito sobre a necessidade de se criar uma campanha para que as pessoas fiquem mais em casa e evitem ir para as agências da Caixa Econômica neste momento da pandemia.

Imagem do Presidente

Mas internamente se sabe que as aparições do Presidente da Caixa na imprensa podem ter ainda um efeito político. De acordo com analistas políticos, pode ser que Guimarães esteja se tornando o rosto do novo Auxílio Emergencial. Afinal, é ele que está aparecendo mais para falar sobre o programa.

O próprio Ministro da Cidadania, João Roma, está nitidamente aparecendo menos do que o Presidente da Caixa. E no caso de Roma, há quem diga que ele só chegou ao cargo justamente com o objetivo de dar o crédito do Auxílio ao Centrão, grupo do qual ele faz parte.

Outro ponto importante em toda essa discussão é que Guimarães tem um discurso notadamente diferente do discurso do Presidente Jair Bolsonaro. A começar pelos pedidos para que as pessoas fiquem em casa. Mas além disso, o número de entrevistas que ele está dando para o Grupo Globo também o separam de Bolsonaro.

Auxílio Emergencial

Seja como for, o fato é que o Governo Federal começou os pagamentos do novo Auxílio Emergencial. Esses anos, os valores variam entre R$ 150 e R$ 375. Os informais que já sabem do resultado do auxílio desde o início do mês recebem os valores com base no calendário de saque da Caixa.

Já as pessoas que recebem o Bolsa Família, deverão migrar automaticamente para o Auxílio Emergencial. Isso só não vai acontecer se essa pessoas já receberem mais do que o Auxílio vai pagar. A lógica é que vai prevalecer sempre o Auxílio que paga mais.

Internamente, a Caixa deve seguir explorando a imagem de Guimarães para que ele tire essas e outras dúvidas sobre o Auxílio Emergencial. Ele ainda deverá portanto fazer outras aparições em emissoras de TV e dar entrevistas para mais jornais e emissoras de rádio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.